Model To Model
fundo parallax

Devo Seguir o Sonho de Ser Modelo?

14 de fevereiro de 2018
Glamour e Facilidades
Glamour e Facilidades – A Sonhada Carreira de Modelo
7 de fevereiro de 2018
Um em 1 Milhão
Um em 1 Milhão – A Verdade sobre a Carreira de Modelo
21 de fevereiro de 2018

 

É Preciso Ter Disciplina!

Este será o terceiro post da série “Por onde começo?”. Espero realmente estar ajudando você aí que está com dúvidas sobre ter ou não aptidão para a carreira de modelo e sobre quais o primeiros passos você deve seguir.

Certo, relembrando um pouco o post anterior, nós falamos sobre o glamour e o charme da vida de modelo, algo que sim, existe, mas que não é pra todo mundo e que só vem através de muito trabalho sério e disciplina.

 

Devo Seguir o Sonho?

devo seguir meu sonho de ser modelo
 

Pois bem, vamos falar sobre algo muito importante de ser questionado quando se está começando a construir uma carreira como modelo. De onde vem essa vontade?

Você precisa se questionar: o que me motiva a entrar para esse mundo? É um sonho de infância? É a ideia de uma vida de fama, estabilidade financeira e reconhecimento? É o desejo de se ver cobrindo um outdoor ou capas de revista? É o sonho de viajar por todo o mundo a trabalho?

Ou é um sonho, uma vontade que parte de outra pessoa? De um pai? Uma mãe?

Acredito que todo pai e mãe sonhe com uma vida melhor que aquela que tiveram para seus filhos. Desejam e batalham para que eles tenham tudo aquilo que não tiveram e que gostariam de ter tido. E essas coisas que lhes fizeram falta em grande parte são dinheiro, estudos, bens materiais e até mesmo a fama.

É normal e até mesmo saudável que pais e mães lutem para que seus filhos conquistem o sucesso!

Porém, é importante saber identificar o momento em que esse desejo deixa de ser saudável. As vezes se transforma em uma atitude egoísta de pais e mães frustrados. E, desta forma, fazem seus filhos realizarem seus próprios sonhos e desejos nunca alcançados.

E aí começa o problema: quando os pais não escutam seus filhos e acabam decidindo qual carreira eles devem seguir. Isso é algo muito comum e acontece com milhares de pessoas. E milhares de jovens modelos.

 

Existe a Parte Boa, mas Antes vem a Difícil!

Devo Seguir o Sonho
 

Se você está iniciando sua vida de modelo por que sua mãe, pai, irmã, ou qualquer outro familiar disse que você deve fazer isso, mesmo você não tendo o mínimo interesse, então, não insista nisso.

Você deve estar seguro, confiante e determinado a abraçar o lado bom e, principalmente, o lado ruim da profissão.

Podemos dizer que 90% da carreira de um modelo é de “nãos” e frustrações. De horas gastas em testes que você não vai pegar, de trabalhos cansativos com cachês baixos. Além de críticas a sua aparência e muitas outras coisas que farão você pensar em desistir.

Os outros 10% são os momentos de realização, de reconhecimento e de cachês justos. E para trabalhar como modelo, você precisará aguentar esses 90% para merecer os 10%.

Tudo isso se torna muito mais difícil quando você não ama o que faz. Se isso é um sonho de qualquer outra pessoa que não você, pense muito antes de começar, pois é bastante provável que não valha a pena.

E como você vai saber se realmente gosta da vida de modelo, se realmente quer isso para você? Experimentando!

Você precisa começar de alguma forma, entendendo como funciona, estudando e dando a cara à tapa (metaforicamente, claro), assim como outra profissão qualquer. Se depois de experimentar e conhecer esse universo você decidir que é algo que você realmente quer, invista! Vá com tudo!

Caso contrário, não continue apenas para agradar ou ter a aprovação de alguém que você ama. Não vale a pena satisfazer a vontade de outras pessoas se isso lhe faz infeliz. A melhor solução sempre será o diálogo.

 

Busque Referências

model-to-model-seguir-o-sonho-de-ser-modelo
 

Certo, mas e quando rola um convite de alguém para você entrar em uma agência?

A primeira coisa a se fazer é buscar referência da agência e da pessoa que te convidou. Converse com pessoas que você conhece, que estão neste meio. Busque na internet tudo o que puder sobre a pessoa e sobre a agência. Essa varredura é o que lhe dará mais segurança para iniciar ou não uma parceria com eles.

O que acho mais bacana é, se possível, conversar com alguém que já tenha alguma experiência na área e que possa te indicar quais agências são boas de trabalhar – e aquelas das quais você deve fugir!

E fiquem sempre de olhos abertos! Existem muitos oportunistas nesse meio que usam de diferentes artifícios para tirar vantagens dos new face. Como, por exemplo, exigir que o seu book seja feito apenas com tal fotógrafo.

Normalmente você irá pagar 3x mais por esse material pois quem te indicou está ganhando junto, e isso não é profissional!

Existem outras formas de se conseguir material pagando pouco ou nada e, caso a agência se interesse muito pelo seu perfil por acreditar que você tem futuro, eles irão fazer de tudo pra te ajudar com isso!

 

A Decisão é Sua!

seguir-o-sonho-de-ser-modelo
 

Então meus amigos e amigas, do fundo do coração: eu espero poder ter contribuído um pouco mais com vocês, tirado algumas dúvidas e ajudado vocês a decidirem se esse caminho é, ou não, o ideal.

E se você chegar à conclusão de que essa vida não é para você, ótimo! Estarei muito feliz em ter ajudado na sua decisão e desejo que você encontre aquilo que ama fazer, mesmo que não seja neste meio.

Mas se você descobrir que sim, é esta carreira que quer para você, lhe digo que existem inúmeras oportunidades para quem dá o seu melhor. E acredite, nenhuma experiência é em vão.

A carreira de modelo está aí para todos que se identificarem e que não tiverem medo de estudar e trabalhar muito. E, cá entre nós… de modelo para modelo: siga seu coração e enfrente com determinação os obstáculos que impedem você de alcançar o que deseja.

Seu sucesso na vida é fruto de tudo que você plantar e cultivar.

Abração,

Everton 😉

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *