Descobridor de Modelos - Tenha Muito Cuidado com Falsas Promessas!
fundo parallax

Descobridor de Modelos – Tenha Muito Cuidado!

30 de maio de 2018
enfrentando os nãos da carreira de modelo
Enfrentando os “NÃOs” da Carreira de Modelo
23 de maio de 2018
trabalhar como modelo
Trabalhar e Ser Modelo – Como Conciliar Profissões?
6 de junho de 2018
 

Descobridor de Modelos

descobridor de modelos john casablanca
 

“Descobridor de modelos”. É um nome que soa bem, não é mesmo? Também chamados de scouters ou olheiros, são eles que enxergam uma topmodel por trás daquela jovem que, na primeira impressão, não parece nada com as grandes modelos.

O trabalho de um scouter é identificar o perfil de modelo em jovens “comuns”. É encontrar uma possível topmodel passeando no shopping, caminhando na rua, brincando na praia. Se você for uma pessoa que possui o perfil desejado por agências de modelos e pelo mercado fashion e cruzar por um scouter, há grandes chances de ser convidado a entrar no mundo da moda.

Mas… será que apenas as pessoas com o perfil certo são chamadas para fazer parte de uma agência ou para participar de convenções e de concursos de modelos? Será que apenas pessoas que têm o necessário para trabalhar como modelo serão chamadas? Ou será que existem outros INTERE$$E$ em jogo?

É justamente isso que iremos tratar nesse post. Vem comigo!
 

O que faz um Descobridor de Talentos / Olheiro / Scouter?

descobridor de top models
 

A primeira coisa que precisamos entender é o que um descobridor de modelos faz. O descobridor de talentos, ou olheiro, é uma espécie de “headhunter”. Traduzindo para o português, significa “caçador de cabeça”, ou seja, ele sai na rua e vai “caçando” uma pessoa certa para o que ele precisa.

Um headhunter, no meio corporativo, é responsável por garimpar talentos para empresas. São pessoas que analisam currículos, perfis na internet, entrevistam e conhecem potenciais candidatos para uma determinada vaga. A função deles é captar apenas os melhores profissionais para as empresas.

Um Descobridor de modelos faz algo parecido na área da moda. Ele procura pessoas que tenham características específicas que possam interessar agências de modelo. A diferença de um headhunter (negócios) para um scouter (moda), é que no segundo caso nem sempre a pessoa está buscando ser descoberta. Muitas vezes, a pessoa chamada por um scouter nunca nem pensou em ser, um dia, modelo.

 

Como é o Processo?

descobridor de modelos processo scouter
 

Normalmente eles trabalham no contato direto, abordando pessoas em ruas, shoppings, escolas… Enfim, em locais onde possam encontrar jovens com características e perfis para trabalhar como modelo. A pessoa abordada recebe, normalmente, um cartão de contato da agência representada pelo scouter para que possa marcar uma visita. Em outros casos, pode acontecer de o scouter já tirar uma foto da/o jovem e mandar para os bookers.

Também existem as populares convenções e seleções de modelos. Esse formato exige uma estrutura maior e só é realizado por caça talentos com um maior aporte financeiro. Esses eventos são realizados por todo o Brasil e contam com equipes treinadas a encontrar esses potenciais topmodels.

Eles funcionam em etapas, explicando o que será feito e dando pequenas palestras de treinamento e preparação. Tudo isso é realizado e pensado de forma que ajude, de forma rápida, no desenvolvimento das novas futuras promessas do mundo da moda.

Até aqui, parece tudo muito bom e tranquilo. E de fato é! O grande problema são os oportunistas que transitam nesse meio…

 

O Vendedor de Sonhos

descobrido de talentos olheiro scouter
 

Nada mais valioso e rico, em todos os sentidos, do que os sonhos das pessoas. Os sonhos e os desejos é o que move as pessoas. É o combustível que nos ajuda a superar nossos limites.

Isso que estou compartilhando com vocês é uma verdade, e os descobridores de talentos sabem. E, muitas vezes, é esse o grande problema!

Para você convencer alguém a pagar por algo relacionado a um sonho é muito mais fácil. Nós ficamos bem mais vulneráveis a aceitar propostas sem mensurar os prós e os contras. E isso é uma excelente oportunidade para quem quer sugar dinheiro das pessoas…

 

Onde que os Descobridores de Talentos Ganham

descobridor-de-talentos-scouter-model-to-model
 

No geral, os olheiros são remunerados pela agência que eles representam. Os valores são acordados com base em expectativas de ascensão de new faces descobertos por eles. Esta é a forma correta, como as coisas devem acontecer.

Porém… não é apenas desta forma justa e honesta que eles fazem dinheiro. Muitos deles têm parceiros, como fotógrafos, com quem dividem o lucro das “tretas”.

É mais ou menos assim: um olheiro mal-intencionado vê um jovem sem potencial (logo, que não gastaria seu dinheiro com isso) e diz que ele precisa fazer um “book arrasador”. Esse jovem, acreditando ter chances de alcançar o sonho de ser modelo, acaba gastando o dinheiro – que muitas vezes não tem – com um book que não vai usar.

Então, não! Nem todos os olheiros são honestos. Muitos vão se aproveitar dos sonhos alheios e encaminhar quem não tem perfil para fazer book e fazer cursos.

Nada contra quem quer fazer um book e pode pagar por ele. O problema é quando pessoas que não possuem condições financeiras para esses “investimentos” são enganadas.

Será que Realmente Você tem o Perfil?

As convenções que acontecem pelo Brasil são campeãs em levar pessoas sem nenhuma condição (física e financeira) em viagens caras e desnecessárias. Para participar, as pessoas precisam investir um alto valor que inclui um curso, um treinamento preparatório e, com sorte, um book. Depois disso, é preciso um altíssimo investimento na viagem até a cidade onde serão apresentados às agências.

E é nessa função que eles ganham fortunas! A quantidade de pessoas que participam destes concursos e convenções é enorme, e dinheiro envolvido é absurdo.

A ideia é lotar um ônibus de aspirantes a modelo e levá-los a São Paulo. Depois disso, é cada um por si. Novamente, nada contra quem deseja fazer todo esse processo, ter essa vivência e pode pagar pela experiência (sem grandes prejuízos se não der em nada). A grande questão são as pessoas que não tem dinheiro para investir e muito menos perfil para ser modelo.

 

Então, o que fazer?

descobridor-de-talentos-scouter-olheiro
 

Sabemos que muitas pessoas vivem em cidades do interior, onde as chances de algo acontecer relacionado a moda é muito mais difícil. Também sabemos que um convite para realizar um sonho é algo tentador e difícil de recusar.

Às vezes, mesmo que sejamos racionais, não conseguimos tomar a decisão certa. Parece que a promessa é mais tentadora e, afinal, como deixar passar a grande oportunidade de realizar o seu sonho? Pode ser que as coisas mudem de uma hora pra outra e, se você não aproveitar naquele momento, nunca mais conseguirá…

Certo, isso é muito difícil mesmo!

Primeiramente, queremos ressaltar que o trabalho de um olheiro é muito importante – quando realizado de forma profissional e séria. Sem o árduo trabalho desses profissionais, muitas pessoas nunca chegariam a ser modelos.

O que você precisa fazer é ficar atento e conhecer ao máximo as pessoas que se aproximam de você e buscar conselhos de quem tem experiência.

Aqui na Model To Model nós defendemos e procuramos incentivar toda e qualquer forma de aprendizado que auxilie quem está começando na carreira. Porém, tudo deve ser feito com cautela e cada coisa no seu tempo. Não invista ou gaste uma fortuna logo de cara só por que um caça talentos o orientou a fazê-lo.

São gastos em “bola de neve” e você pode nunca ter o retorno prometido!

Tenha calma e pesquise muito sobre a pessoa, peça referências e o nome da agência e bookers com os quais ele trabalha. Se você for menor de idade, antes de tudo, envolva o parente mais próximo que você tiver, para que te auxilie e possa te representar nessa situação.

Outra dica super importante é buscar uma segunda – e talvez até uma terceira – opinião sobre a sua real chance de se inserir no mercado da moda. O simples fato de você conseguir entrar em uma agência e ter suas fotos expostas em um site não determinam o seu sucesso ou reais chances na carreira. Além do cuidado com os scouters, você também precisa ter cuidado com as agências de modelos (link post: como escolher uma agência de modelo) que você será direcionada a trabalhar.

 

O Importante é que Você mesmo se Descubra


 

Independentemente das propostas que você receber, o mais importante é que você se descubra e saiba por conta se a carreira de modelo é, ou não, algo feito para você.

Hoje em dia, com a internet, encurtamos distâncias e estamos mais informados sobre os assuntos. Aproveite e use isso ao seu favor. Pesquisa sobre agências, acesse os sites, analise os perfis dos modelos que elas representam, quais trabalhos já fizeram, quanto tempo de mercado possuem. Isso vai ajudar você a escolher uma delas.

A ideia é “tirar a febre”, ou seja, ter um feedback sobre o seu perfil. Utilize esse retorno para mensurar se você tem o perfil desejado ou não. Desta forma você já estará preparada para quando uma grande oportunidade cair no seu colo. Nesse mundo, todo cuidado é pouco! Afinal, é o seu sonho que está em jogo, e ele literalmente, vale ouro. Cuide dele com carinho!

Um abração,

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *