Um em 1 Milhão - A Verdade Sobre a Carreira de Modelo
fundo parallax

Um em 1 Milhão – A Verdade sobre a Carreira de Modelo

21 de fevereiro de 2018
Devo Seguir o Sonho
Devo Seguir o Sonho de Ser Modelo?
14 de fevereiro de 2018
6 Estratégias
6 Estratégias Arrebatadoras para Modelos
28 de fevereiro de 2018
 

Um em 1 Milhão

Como comentei em outros momentos, a carreira de modelo é retratada de uma forma “maquiada” (com o perdão do trocadilho) pela mídia. Filmes, seriados e notícias focam, na grande parte das vezes, no lado glamouroso e atraente da carreira.

 

Um Momento de Siceridade

Um em 1 Milhão
 
Certa vez eu estava assistindo a um programa de televisão e passava uma reportagem sobre a carreira de modelo. Parei para assistir pois fiquei com curiosidade de saber o que iria ser abordado. Se iriam retratar a vida real da nossa profissão, ou se seria só mais um desses retratos falsos da realidade.

E o que mais me chamou a atenção foi a declaração de uma booker:

“Carreira de modelo é igual jogador de futebol! É em em 1 milhão

Para mim, essa informação não foi nenhuma grande novidade, pois já conhecia a “verdade nua e crua” da profissão devido a minha trajetória. Mas, de qualquer forma, foi muito bom escutar isso de alguém que está no mercado e que tem conhecimento para falar. Principalmente porque é algo pouco dito publicamente.

Talvez a grande maioria dos jovens aspirantes à carreira de modelo não se deem conta por completo dessa verdade. E a comparação entre um aspirante a jogador de futebol e um aspirante a modelo feita pela booker foi muito bem colocada!

Assim como o menino pobre enxerga uma oportunidade em mudar de vida e ajudar a família sendo jogador de futebol, o menino ou menina que vislumbra o glamouroso e bilionário mundo da moda também sonha com seu lugar ao sol e uma conta bancária recheada.

 

As Coisas Precisam Ser Claras

carreira-de-modelo-um-em-1-milhao
 
Hoje em dia, cada vez mais e mais meninos e meninas partem atrás do sonho de seguir uma carreira de modelo. Gastam uma grande quantia de dinheiro – que muitas vezes não tem – para ter um gostinho da vida supostamente luxuosa apresentada pela grande mídia.

As famílias, e principalmente modelos, precisam ter clareza sobre as reais oportunidades da carreira e investimentos necessários para sua formação. Mesmo que algumas agências assumam inicialmente os investimentos para o “start” da carreira, tudo será cobrado em algum momento.

Lembre-se: nenhum book é de graça.

 

A Realidade do Mercado

carreira modelo model to model
 
A ideia aqui não é desestimular você que pretende ser modelo ou você que tem uma irmã, filha ou sobrinho que deseja seguir essa profissão. A intenção é apenas expor um pouco da realidade desse mercado. Mostrar aquilo que é muitas vezes escondido, omitido por todos.

A única finalidade do blog Model to Model é apresentar todas as informações necessárias para que você consiga tirar as suas dúvidas sobre a carreira de modelo e, assim, estar mais preparado para o você vai encontrar.

ACREDITO NO MEU POTENCIAL. QUERO INVESTIR NA CARREIRA DE MODELO!

Autoconfiança é o primeiro passo para quem quer ter sucesso nessa profissão. O segundo é atitude!

Na vida não existe uma fórmula para o sucesso. E não é diferente com a carreira de modelo. Existem muitos fatores que irão determinar o sucesso de quem está começando, e nem todos eles estão ligados diretamente ao modelo.

Mesmo assim, se você tiver a dedicação necessária, buscar constantemente sua evolução e seu aprendizado, já estará um passo a frente. Desta forma, você estará muito mais perto de atingir seus objetivos. Aqui vão algumas pontos que você deve levar em consideração para chegar lá fazendo a sua parte:

 

Inspire-se nos Melhores

model-to-model-carreira-de-modelo-um-em-1-milhao
 
É bom ter como referência os modelos de maior reconhecimento no mundo e estudar sobre a forma como trabalham e sobre as qualidades que os levaram até onde estão hoje.

É sempre válido acompanhar suas vidas nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Todo modelo tem a sua própria beleza e cada um se destaca por alguma peculiaridade diferente em seu perfil.

Não existe um tipo certo de beleza, e esta característica nem é a mais importante. Pense naquilo que irá te diferenciar dos demais, seja a pontualidade, a seriedade, a espontaneidade, o carisma, o profissionalismo, ou todos eles! Todas essas características são fundamentais e devem ser exercitadas. Mas busque achar algo que o defina e o identifique. Algo que possa ser a “sua marca”.

 

Especialize-se

carreira-de-modelo-gisele-modeltomodel
 

Como em toda profissão, para conseguir evoluir naquilo que fazemos, precisamos buscar nos especializar através de cursos.

Primeiramente, tente identificar suas qualidades e seus pontos fracos e, então, procure cursos que o ajude a se desenvolver. Muitos modelos, por exemplo, possuem muita dificuldade em testes com vídeo, pois não conseguem transmitir naturalidade para a câmera.

Nesse caso, você pode procurar alguma escola de atores ou um curso de teatro. Desta forma, você irá, aos poucos, adquirir mais confiança e segurança.

 

Trabalhe com os Melhores

model-to-model-carreira-de-modelo-um-em-um-milhao
 

Não comece errando! Trabalhe apenas com os melhores!

No mundo da moda existem muitos oportunistas querendo levar vantagem em cima do sonho de novos modelos. Procure, primeiramente, as indicações de profissionais sérios e qualificados. Serão eles que irão te proporcionar todo o acompanhamento necessário no início e ao longo da sua carreira de modelo.

Considero a escolha da agência a principal decisão a ser tomada. É a agência que irá te direcionar para o mercado e, consequentemente, para outros profissionais.

Espero que essas informações tenham sido valiosas e que possam lhe auxiliar em suas decisões. Em relação a investimentos, talvez o seu maior gasto será com alguma viagem, caso tenha que se mudar para outra cidade.

O resto, é possível resolver através de contatos e diálogo. Até mesmo para fazer um book é possível conseguir uma parceria com algum fotógrafo que também está começando e propôr uma troca de serviços. Peça ajuda, converse com pessoas em quem você confia e trabalhe sempre de maneira profissional. O reconhecimento vem com o tempo!

Conversaremos mais no próximo post em um papo bacana e descontraído, de modelo para modelo.

Grande abraço 😀

Everton

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *