Como Ter Corpo de Modelo? Clique Aqui e Descubra!
fundo parallax

Como ter Corpo de Modelo? Descubra!

27 de junho de 2018
trabalhar como modelo em outra cidade
Carreira de Modelo – Mudando de Cidade!
20 de junho de 2018
mitos carreira modelo
6 Mitos Sobre a Carreira de Modelo
5 de julho de 2018

 

O Corpo Ideal

como ter um corpo de modelo
 

O corpo é a principal ferramenta de trabalho dos modelos. Por isso, existe uma espécie de “culto” a ele. Para muitas pessoas, o grande objetivo é ter um corpo magro e definido sem ser exageradamente musculoso, como o corpo das famosas angels da Victoria Secrets.

Porém, feliz ou infelizmente, nem todas as pessoas – nem mesmo os modelosconseguirão alcançar esse “ideal” de corpo “perfeito”. Cada um de nós possui heranças genéticas que nem sempre nos darão os padrões estabelecidos socialmente – seja pela indústria da moda, seja pelo mercado fitness. E tudo bem!

Nós só podemos – e precisamos – trabalhar com o que temos. O que podemos fazer para ter um corpo saudável, com um índice de massa corpórea (IMC) baixo e definição? Isso está diretamente ligado aos nossos hábitos alimentares e à prática de atividades físicas, dentre outros fatores.

A ideia é conseguir atingir um corpo com o qual você esteja satisfeito e com o qual você consiga trabalhar. Se você é um modelo masculino e tem um perfil mais fashion, não tem porque você querer ganhar muita massa muscular. E se você, modelo feminina, se encaixa mais no perfil comercial, não precisa se preocupar em ter as medidas exigidas das modelos fashion! Mas não quero me adiantar… Logo falarei mais disso.

Nesse primeiro momento, o mais importante é identificarmos qual o nosso biotipo e, com isso, saber à qual perfil de modelos pertencemos. É sobre isso que vamos falar. Vem comigo!

 

Entendendo o Seu Corpo

como ter corpo modelo
 

O autoconhecimento é muito importante na carreira de modelo – e isso inclui conhecer o seu corpo! Saber identificar qual o seu tipo físico é um passo muito importante para saber em que tipo de mercado você trabalhará melhor: se é como modelo fashion, comercial ou plus size. E isso pode, inclusive, interferir em qual agência é mais adequada para você.

 

Biotipo Ectomorfo

Os modelos fashion se enquadram neste grupo. Pessoas com esse biotipo tendem a ter baixa porcentagem de gordura corporal e estrutura óssea esguia, um corpo magro e longilíneo. Por terem essas características, podemos dizer que esse é o biotipo do mercado fashion.

 

Biotipo Endomorfo

Esse podemos chamar de “perfil plus size”. Pessoas com esse biotipo possuem formas mais arredondadas e são mais predispostas a acumular gordura. Normalmente, o acúmulo de gordura se concentra na região do abdômen, e os braços e pernas são mais curtos. Também possuem uma estrutura óssea larga e um metabolismo mais lento.

 

Biotipo Mesomorfo

Podemos dizer que esse é o perfil mais versátil entre os três, pois o modelo com esse corpo pode transitar tanto no mercado comercial, quanto no fashion. As pessoas com esse biotipo possuem, naturalmente, uma aparência mais atlética, têm certa facilidade em ganhar massa muscular e também em se manterem magras.

Então, conseguiu identificar qual o seu biotipo e em qual perfil de modelos você se enquadra?

A ideia aqui não é se aprofundar muito em cada um dos biotipos – até porque eu não teria tanta autoridade e conhecimento específico para destrinchá-los. Mas acho importante apresentar os biotipos para que você possa identificar o seu.

 

Atividades Físicas

corpo de modelo
 
As atividades físicas, sem exceção, devem sempre focar naquelas que ajudam a acelerar o metabolismo e, desta forma, queimar gordura. Mesmo para pessoas do perfil plus size, é interessante adaptar esse tipo de exercício em seus treinos.

A musculação deve ser pensada de formas isoladas pelos 3 biotipos. As pessoas do grupo ectomorfo possuem maior dificuldade em acumular gordura corporal. Logo, não necessitam de maiores cuidados com o volume e intensidade na musculação. O foco deve ser sempre em definição, e não volume.

O biotipo mesomorfo possui muita facilidade em ganhar massa magra. Por isso, deve treinar com baixa carga de pesos e com mais repetições. Caso contrário, corre o risco de ficar muito grande e perder trabalhos por não entrar nas roupas ou, simplesmente por ficar com uma postura enrijecida – o que pode influenciar negativamente o acting.

Alberto Rosa, modelo, professor de educação física e dono de uma academia em Porto Alegre, diz que, para o perfil mesomorfo, é imprescindível focar em atividades aeróbicas como, por exemplo, treinamento funcional, artes marciais, corrida, dentre outras. Essas atividades, além de ajudarem a manter o peso, também ajudam na definição muscular.

 
Para as pessoas que se encaixam no biotipo endomorfo, as dicas anteriores são válidas. É muito importante que você faça algum exercício físico que goste e que sinta prazer em praticar. Muitas pessoas, por exemplo, não gostam de malhar (“puxar ferro”) ou correr, então praticam outras atividades como treinamento funcional, artes marciais e até mesmo dança. O importante mesmo é criar o hábito de se manter ativo fisicamente.

 

Alimentação

corpo de modelo alimentação saudável
 

Quando começamos a falar sobre alimentação saudável e corpo definido, é impossível não mencionar as dietas. Uma alimentação balanceada e que contenha os mais variados tipos de alimentos naturais é o deal.

No mundo da moda, um dos maiores problemas encontrados são os distúrbios alimentares. Dietas malucas, restrições alimentares muito rigorosas ou “greves de fome” são nada além de um “tiro no pé”.

Você não vai emagrecer adequadamente, vai ficar com um corpo com aparência doente e vai colocar sua saúde em risco. Essas nunca devem ser alternativas para emagrecer!

Por outro lado, sabemos que emagrecer nem sempre é fácil. Quando buscamos uma alimentação balanceada e saudável, é muito difícil lidar com as tentações… Elas estão em cada esquina, em cada anúncio que surge na tela do nosso celular. E quando estamos passando por uma fase difícil, quando estamos em uma “bad vibe”, daí sim vem aquela vontade de comer uma pizza inteira sozinho(a), seguida de uma panela de brigadeiro!

E por que não os dois juntos? rsrsrs

Eu acredito que o grande segredo para o equilíbrio na alimentação (e em tudo na vida) são os hábitos que cultivamos – e isso também vale para as atividades físicas. O hábito se cria, se modifica e se substitui. Nós somos donos de nossos hábitos, e não o oposto! Então, se você não tem os melhores hábitos alimentares, mas sabe que deve comer muita verdura e legumes, Just Do It!.

Não posso dizer que sou o maior exemplo de alimentação saudável, pois não sou 100% do tempo regrado – e tenho uma queda perigosa por doces… O que eu costumo fazer é analisar as minhas refeições, e comer com consciência. Quando temos a exata noção do que já comemos durante o dia, fica mais fácil escolher os melhores alimentos para as próximas refeições.

Não existe dieta milagrosa!

Os efeitos e resultados de dietas é algo que varia muito de pessoa para pessoa. A intenção aqui é apresentar o contexto geral das diferentes estruturas físicas e te capacitar a entender se o seu objetivo de corpo é factível de ser conquistado.
 

FICA A DICA
corpo de modelo como ter

 

A sua herança genética é a primeira que você deve levar em consideração antes de começar qualquer tentativa de se enquadrar em algum perfil de modelo.

Não adianta você ir contra a sua natureza, fazer dietas desesperadas, passar fome ou até mesmo desenvolver doenças mais graves para tentar chegar a um corpo que não é da sua natureza.

Se você é muito novo, ou se apenas não consegue identificar qual o seu biotipo, procure a ajuda de um profissional que te ajude a identificar.

Da mesma forma, se você tiver condições, procure a ajuda de um nutricionista e profissionais da área de educação física. Nada melhor do que a orientação de pessoas capacitadas e que irão te direcionar no caminho certo!

Também é importante frisar que você não deve usar o seu biotipo como “muleta” por não atingir seus objetivos. Você deve respeitar a sua constituição física, não se acomodar e fazer o que deve ser feito.  

Falaremos mais sobre essas questões no futuro, pois esse é um assunto muito delicado e importante, que está diretamente ligado à profissão e a boa parte dos problemas enfrentados antes de começar e durante a carreira de modelo.

Diga aí: o que mais você gostaria de saber sobre esse assunto?

Até o próximo,

Abração!

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *