Mitos Sobre a Carreira de Modelo - Conheça os 6 Principais!
fundo parallax

6 Mitos Sobre a Carreira de Modelo

5 de julho de 2018
como ter corpo de modelo
Como ter Corpo de Modelo? Descubra!
27 de junho de 2018
trabalhar como modelo
Como Viajar para Outro País Trabalhando como Modelo
11 de julho de 2018

 

Mitos Sobre a Carreira de Modelo

Muitas jovens almejam ingressar na carreira de modelo por julgarem ser uma profissão fácil, rentável e com muito glamour. Isso tudo, de certa forma, acontece – mas nem sempre e não para todos. Como sempre falamos aqui no Blog, apenas os modelos de maior destaque alcançam essa vida de luxo e facilidades.

Aquilo que os programas de TV e as revistas mostram como sendo a realidade da carreira de modelo, na verdade não é bem assim… o que a mídia normalmente mostra são apenas os pontos positivos de uma carreira que exige muito dos profissionais e que nem sempre dá muito em troca.

 

#1º – Para Trabalhar como Modelo, Basta Ser Bonita(o)

mitos sobre a carreira de modelo
 
O primeiro e mais comum mito que domina a percepção popular sobre a carreira de modelo é que, para ter sucesso nessa profissão, basta ser magra e ter o rosto bonito… não precisa fazer mais nada para conseguir dinheiro e fama. #SóQueNão

Para começar a trabalhar como modelo, existem, sim, várias exigências em relação ao corpo que variam conforme o perfil do modelo. Essas exigências funcionam como um “filtro seletor” e, se você não se enquadrar em nenhum, será muito difícil iniciar nessa carreira e talvez seja melhor você reavaliar a situação.

Mesmo assim, o fato de você ser bonita e se enquadrar perfeitamente nas medidas não significa que seu sucesso é certo. Você precisará adquirir diversas outras habilidades, tanto psicológicas quanto de desenvoltura para os trabalhos. Além disso, existem fatores externos como, por exemplo, o momento que vive o mercado da moda, perfis em alta, dentre outros. Enfim, existem uma série de variáveis que abrirão as portas para você.

Grave isso: Beleza não é, nunca foi e nunca será tudo!

 

#2º – Vida só de Glamour

mitos da carreira de modelo
 
O glamour visto em grandes desfiles das Fashion Week mundo afora enchem os olhos das pessoas. Eles representam o que há de mais glamouroso no mundo da moda, com as grifes mais prestigiadas do mundo e modelos renomados.

Essa imagem de um mundo de glamour domina o imaginário das pessoas e é um estereótipo muito difícil de quebrar. Mas, no fim das contas, não é a realidade da carreira de modelo. É mais um mito que as pessoas encaram como verdade.

A grande maioria dos modelos leva uma vida financeiramente restrita e com muitas privações. Isso porque a frequência de trabalhos não é regular. Pode ser que você faça um ou dois trabalhos em um mês e ficar até 3 meses sem trabalhar. Claro: essa média varia conforme a cidade em que você vive!

Além disso, existe a chance de os cachês atrasarem (nem sempre os clientes pagam no dia) ou da própria agência não repassar a parte do modelo logo que recebe o pagamento.

Essas dificuldades da carreira faz com que muitos modelos tenham outros trabalhos para conseguirem pagar as contas. Não sei você, mas para mim isso não é nada glamouroso

 

#3º – Muito Dinheiro no Bolso

mitos carreira de modelo
 
Assim como o mito do glamour, a ideia de que a carreira de modelo dá rios de dinheiro também é errada.

Claro que as maiores top models vivem muito bem. Mas a realidade da maioria das pessoas não é essa!

A maioria dos modelos buscam a estabilidade financeira e profissional, mas poucos a encontram. Afinal, estamos falando de uma das profissões mais concorridas e desejadas do mundo! Quem não conhece alguém que sonha em ser modelo? Se você não conhece, essa pessoa provavelmente é você.

E o que a concorrência tem a ver? Um mercado lotado de modelos e de novas agências faz com que a concorrência aumente e os cachês diminuam. Desta forma, uma carreira “estável” é cada vez mais difícil. Ela pode ser rentável… mas, no geral, em proporções muito menores do que se imagina.

 

#4º – Trabalho Fácil

os mitos da carreira de modelo
 
Outro mito super comum é a ideia de que ser modelo é muito fácil. “Só precisa andar de um lado para o outro na passarela, fazer umas poses e deu. Dinheiro no bolso e vida garantida!” – AHAM, SENTA LÁ.

Acho que já deu pra entender que vida de modelo não é nada fácil. Não é simples buscar um lugar ao sol no concorrido mundo da moda. Cuidados rígidos com o corpo, mudança de cidade, contas para pagar, dinheiro que não entra, pressão psicológica… Só para citar algumas das dificuldades que os modelos enfrentam.

Quero deixar claro que, para algumas horas ou dias de trabalho, exigem-se meses de treinamento e aperfeiçoamento desses profissionais. E tudo isso não vem de graça! Precisa haver investimentos, tanto de dinheiro quanto de tempo.

Então, pense muito bem antes de julgar a realidade de uma profissão. Não adianta ter como parâmetro só os mais bem sucedidos. Com certeza a maioria das histórias de como chegaram ao topo não foram um conto de fadas, e sim uma história de superação.

 

#5º – Todo Modelo Passa Fome

carreira de modelos mitos
 
Na verdade, a grande maioria dos modelos é magra de ruim, mesmo… 😒

Sabemos que esse mito está ligado a uma realidade bem preocupante: os distúrbios alimentares que tinham muitas modelos. E isso se dá, em muitos casos, devido à forte pressão psicológica (interna ou externa).

Existem muitos modelos que comem de tudo e não aumentam 1cm sequer. Enquanto outros precisam cuidar mais da alimentação. Mas podemos dizer que, em geral, os modelos seguem dietas saudáveis. Nada de passar fome. Além disso, os modelos normalmente cuidam do corpo com exercícios físicos. É isso que os mantém magros e definidos.

 

#6º – Modelo Só Passa Desfilando

mitos da carreira de modelo
 
Certo, isso parece um tanto desnecessário de se falar agora, depois de todos os mitos anteriores quebrados… mas acreditem: muitas pessoas acham que a carreira de modelo se resume a desfilar em uma passarela.

Sabemos que os grandes desfiles abrem portas para outros trabalhos com cachês melhores. Trabalhos que vão desde campanhas comerciais com veiculação em outdoors, revistas e catálogos até participações em videoclipes de cantores(as) famosos.

Então, pessoal, esses são alguns dos principais mitos que existem sobre essa nossa carreira. Se você está pensando em começar, é super importante ter noção da realidade da carreira e não alimentar um sonho apenas com aquilo que é conquistado por uma minoria.

Procure sempre se informar muito bem sobre tudo o que envolve a carreira de modelo. Quanto mais inteirada(o) você estiver, mais confiante e preparada(o) irá se sentir! E isso sim, faz toda a diferença! 😉

Se você ainda tem dúvidas, incertezas ou apenas curtiu muito a nossa iniciativa, por favor, comente e compartilhe com os outros!

Muito obrigado por ler até o fim! Espero que tenhamos te ajudado 😉

Um abração e até o próximo post!

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *