Trabalhar como Modelo em Outra Cidade - Descubra os Desafios!
fundo parallax

Carreira de Modelo – Mudando de Cidade!

20 de junho de 2018
dificuldades da carreira de modelo
Os 4 Principais Motivos que Fazem os Modelos Desistirem da Carreira
13 de junho de 2018
como ter corpo de modelo
Como ter Corpo de Modelo? Descubra!
27 de junho de 2018

 

Mudando de Cidade

Conquistar um lugar no concorrido mundo da moda não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas que buscam destaque nacional e internacional acabam precisando se mudar para São Paulo.

Sem dúvidas, a Cidade da Garoa é o lugar onde as coisas acontecem, onde pessoas de todas as partes do Brasil migram atrás de seus sonhos.

Eu sou Christian Reginato e trabalho como modelo há mais de 7 anos. Vou compartilhar com vocês um pouco da experiência que tive me mudando de Porto Alegre para São Paulo e o que eu consegui aprender. Vamos lá!

 

Uma Oportunidade

trabalhar como modelo em outra cidade

Antes de eu me mudar para São Paulo, trabalhei no sul do país. Essa experiência foi muito importante, porque me deu mais segurança e confiança. Eu tinha noção de que, em um mercado tão concorrido, era melhor eu chegar nivelado com os melhores.

A oportunidade de ir pra lá surgiu através de uma produtora de elenco. Essa produtora seria o meu contato: uma ponte entre mim e uma agência São Paulo. E isso foi essencial, pois é arriscado encontrar uma agência sem saber se ela é mesmo séria e confiável.

A agência de que faço parte hoje foi, justamente, a primeira que visitei! Logo de cara me senti à vontade, como se estivesse em casa. Então, escolhi fechar parceria com eles.

Essa minha situação é muito particular e não necessariamente vai acontecer para todo mundo. Nem todos conhecem alguém que confiam nesse meio e que possa fazer essa aproximação com agências de confiança.

 

A Mudança

trabalho modelo viajem
Uma coisa que foi interessante e que facilitou a minha ida para São Paulo foi o fato de eu ter uma prima morando na cidade. Ela me recebeu na sua casa e permitiu que eu ficasse morando com ela durante a minha permanência na capital paulista.

Na mudança, levei apenas as roupas mais básicas, que eu poderia utilizar para ir nos testes. É muito importante que você se desapegue de coisas materiais nesse momento e consiga viver apenas com o essencial. Não tem como querer levar a casa nas costas – ainda mais morando de favor!

Se assim como foi para mim, a sua ideia é trabalhar como modelo, você precisa ter objetividade, simplicidade e versatilidade para mudar de cidade – e, muito provavelmente, de vida. Imprevistos acontecem e, quanto mais organizada(o) e ágil você for, melhor!

 

A Primeira Impressão

modelo conhecendo a cidade
Quando você chega na cidade, logo se depara com situações que somente a maior cidade do país poderia te proporcionar. Você conhece pessoas de todas as partes do país e inclusive de outros países. Descobre milhares de lugares bacanas para visitar e se dá conta do quão pequena era a cidade onde você morava (hehehe).

Além disso, você chega com uma forte pressão psicológica pessoal. É a realidade de uma escolha se concretizando e, para ela fazer sentido, as coisas precisam acontecer. Você torce para conseguir trabalhar bastante, pois tem contas a pagar. Estar longe da sua família e dos seus amigo também pesa bastante e pode fazer algumas pessoas desistir.

Eu posso dizer que tive uma vantagem: tenho certa facilidade para me relacionar e fazer boas amizades rápido. Isso é fundamental! Ter pessoas do bem que você possa contar no início pode ser decisivo para sua adaptação. Fazer amizade com pessoas que moram nessa nova cidade pode te salvar: elas sabem onde são os melhores lugares para comprar gastando pouco e te darão as melhores dicas de transporte e de localização. Além de, claro, serem ombros amigos para conversar, trocar uma ideia, pedir conselhos e desabafar.

 

A Rotina em São Paulo

rotina de modelo
A rotina em São Paulo é bastante frenética – mas acho que isso você já imaginava. Enquanto em Porto Alegre eu, com sorte, fazia de 3 a 5 testes por mês, em São Paulo essa era a média diária! E isso, de cara, foi um grande desafio, pois eu precisava me deslocar por grandes distâncias para conseguir ir a todos os castings.

Um fato curioso e importante de compartilhar é que, naquela época, eu tinha cabelo comprido. Eu gostava do meu estilo. A agência havia me aconselhado a cortar o cabelo, porque achava que eu seria mais versátil e que teria mais chances de conseguir trabalhos.

Não foi o que eu fiz!

Eu decidi permanecer com meu estilo, por minha conta e risco. Eu sabia que eu poderia levar a pior por ir contra os conselhos dos bookers. Mas, mesmo assim, deixei meu cabelo longo, combinando com minha barba comprida. O que deu muito certo!

Eu logo consegui dois jobs: para Coca-Cola e para Chilli Beans. Se você me perguntar o que me fez tomar aquela decisão arriscada, provavelmente eu não saberia responder… Foi uma espécie de “feeling” que eu tive e, graças a Deus, deu muito certo! 😀

 

Aproveitando os Benefícios

trabalhar-como-modelo-outra-cidade
Uma coisa legal de contar é que, em São Paulo, muitos profissionais oferecem benefícios para modelos! Existem várias academias onde você consegue descontos – ou até mesmo frequentar sem pagar nada! Normalmente, isso parte de uma iniciativa da própria agência para ajudar os modelos.

Também há lugares onde se consegue descontos para almoçar ou jantar. Convites para festas com entrada grátis também rolam. Podemos dizer que isso também tem uma jogada de marketing… afinal, que empresa não quer ter pessoas bonitas frequentando seu estabelecimento? O bom é que, no final, todo mundo sai ganhando de alguma forma 😉

 

Fica a Dica

Trabalhar como modelo São Paulo
Se você pretende se mudar para São Paulo – ou para qualquer outra grande cidade – para tentar a carreira de modelo, planeje-se!

Planejamento é algo fundamental para todos e em qualquer circunstância da vida. Antes de você partir em busca de uma oportunidade, analise o que você tem hoje em suas mãos e o que você conseguiria fazer com isso.

E isso inclui o lugar onde você vai ficar, o dinheiro para se manter por um bom tempo (sem depender do dinheiro dos trabalhos que você fará), dos seus contatos na nova cidade. Enfim… as condições que você tem e que estão entre você e seu objetivo.

Também é muito importante estar muito certo daquilo que quer e se preparar psicologicamente. São muitas as barreiras e dificuldades durante todo o processo. Pensar positivamente e ser perseverante é fundamental!

Quero agradecer a equipe da iniciativa Model To Model por me dar espaço para compartilhar minha experiência com vocês!

E espero muito que eu tenha ajudado clareado as coisas e tirando algumas dúvidas. Aproveitem tudo o que vocês têm acesso através da iniciativa Model To Model, pois é algo que eu gostaria de ter tido acesso quando eu estava começando.

Valeu galera!

Christian Reginato
Christian Reginato
Olá, meu nome é Christian e modelo há mais de 7 anos. Já trabalhei com diversas macas famosas em todo o Brasil como, por exemplo, Coca-Cola, Chilli Beans e Lojas Renner. Acredito que a busca constante pelo conhecimento, o aprimoramento e a resiliência, são fundamentais para quem deseja alcançar o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *