Model To Model
fundo parallax

Carreira de Modelo – Por Onde Começar?

31 de janeiro de 2018
Uma Imersão
Uma Imersão na Carreira de Modelo
24 de janeiro de 2018
Glamour e Facilidades
Glamour e Facilidades – A Sonhada Carreira de Modelo
7 de fevereiro de 2018
 

De Modelo Para Modelo

Como vocês já sabem, a Model to Model – ou “De Modelo para Modelo” – foi criada para ajudar a galera que já trabalha como modelo, e os que estão pensando em começar. A ideia aqui é um papo aberto e descontraído, onde vocês terão dicas e sugestões de modelos que estão aí na luta como vocês.

No mais, espero que vocês gostem e que se sintam a vontade para perguntar, opinar e compartilhar.

That’s it!.

 

Então…por onde começar?

carreira de modelo por onde começar
 
Muitas pessoas, como nós, sonham em seguir uma carreira de modelo. É certamente tentador quando vemos supermodels ostentarem a vida de luxo e festa tão cobiçada. O incentivo da família, o comentário daquela tia que sempre disse que “você podia ser modelo!”, o aparente glamour da profissão, o convite de alguém do meio… São muitos os gatilhos que levam uma pessoa a investir nessa carreira. E por “investir” quero dizer tanto tempo e dedicação quanto dinheiro.

Assim como toda profissão, a carreira de modelo exige muita dedicação e empenho. Muitos acreditam ser um carreira onde bastaria ter um rostinho bonito que “TCHÃ RAM!”, tudo acontece. Nem precisa fazer nenhum esforço.

AHAM, OK!

Esse é um dos grandes erros de muitos que decidem pela carreira de modelo: pensar que é um caminho mais fácil e rápido para o sucesso e a fama. Mas acontece, meus amigos, que um modelo bem sucedido precisa se dedicar de corpo e mente (ambos literalmente) à profissão.

 

Padrões e Padrões

model to model por onde começar
 

Bom, sabemos que estar dentro de alguns critérios exigidos pela moda é fundamental. Só isso já é um fator que determina quem se enquadra nos padrões fashion e quem não se enquadra. Querer fazer parte desse mundo significa se adaptar aos padrões exigido.

Claro: é visível que o mercado vem evoluindo muito. Hoje vemos uma diversidade muito maior de perfis e tipos físicos no mundo da moda – especialmente em trabalhos comerciais. Mas, de uma forma ou de outra, essa indústria vai exigir que você siga alguns padrões.

Então, vamos falar de medidas. Em alguns segmentos a exigência será mais rígida, como é o caso fashion. Aqui embaixo você vai encontrar algumas informações de tamanho e poderá comparar com as suas medidas atuais e ver se você está dentro do perfil e, caso não esteja, ao menos possibilitará que você verifique se existe alguma coisa que você possa fazer para se enquadrar à ele. Vamos lá:

 

Modelo Fashion

desfile modelos carreira
 
Para fazer parte desse grupo seleto de modelos, tanto homens quanto mulheres precisam se enquadrar em um rigoroso padrão de medidas. As mulheres precisam ter acima de 1,75m e no máximo de 1,84m de altura, quadril menor que 90cm, tamanho da cintura entre 58 e 60 cm. Ah, e o manequim precisa ser entre 36 e 38.

ATENÇÃO!!
Mulheres com pernas longas ganham destaque entre as demais. 😉

Já para os homens, o mínimo de altura aceito é 1,84m e no máximo de 1,90m. A medida do tórax deve ser de no máximo 100cm. Alguns profissionais falam de peso ideal, mas no geral isso não se aplica, tanto para mulher quanto para homem.

Como comentado anteriormente, nós precisamos ter o corpo cuidado e bem definido… mas sempre cuidando para que não aumente o volume das proporções. Homens e mulheres que têm predisposição para desenvolver musculatura do corpo com facilidade (principalmente a das pernas) precisam ter maior atenção na hora da prática de exercícios, para que não corram o risco de ficarem muito grandes. Esse cuidado deve existir para que as roupas do desfile ou do catálogo caibam direito, sem ficar “esturricadas”, podendo acarretar na perda do trabalho.

Então, meu velho, esquece o maromba levantando todos os pesos da academia. No final quem está ganhando, em todos os sentidos, é você.

ATENÇÃO!!
Escolham um exercício aeróbico de alta intensidade que você goste de praticar. Eu pratico boxe, funcional e corro. A minha namorada pratica muay thai e dança ballet << preste atenção na diversidade de atividades >>. Quanto mais atividades você praticar, melhores serão os resultados e maior será seu repertório para os actings exigidos nos testes.

 

Modelo Comercial

por onde começar carreira modelo
 
Modelos comerciais, tanto homens quanto mulheres, possuem uma beleza menos exótica – mais “padrão”. A exigência com medidas diminui um pouco nessa categoria. Para os trabalhos comerciais, como campanhas e filmes publicitários, normalmente os clientes buscam um profissional que tenha aptidões fotográficas e bastante desenvoltura para vídeo.

Trabalhos publicitários são os que pagam melhor, então não fique triste se você não se enquadra nos padrões fashion, você pode trabalhar como modelo comercial e de quebra faturar os melhores cachês.

 

Modelo Plus Size

carreira modelo plus size
 
Como falei ali em cima, a diversidade aumentou e toda divulgação de roupas ou produtos precisa acompanhar essas mudanças sociais. As marcas querem pessoas bonitas de todos os tipos. O plus size, apesar de ser direcionado para pessoas acima do peso, também se preocupa com algumas medidas.

As agências normalmente trabalham com modelos com quadril entre 110 cm e 120 cm. Em relação a altura, a flexibilidade é maior ainda nesses casos! 🙂

Certo galera, acredito que essas informações já são o suficiente por hora. Com elas, você pode sair correndo, pegar a fita métrica e ver se você se enquadra nos perfis mencionados.

No post seguinte continuarei falando sobre os próximos passos para quem tem interesse em trabalhar como modelo. Espero que tenha gostado e que possamos continuar essa troca de conhecimento. Afinal aqui é um papo aberto e interativo, de modelo para modelo.

Abração!

Everton

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *