Book de Modelo - Descubra como Fazer o seu Sem Precisar Gastar!
fundo parallax

Book de Modelo – Quanto Investir?

14 de julho de 2019
ganhar seguidores no instagram
Ganhar Seguidores no Instagram – Técnicas para Modelos
23 de abril de 2019

 
 

Quanto Investir em um Book?

modelo-posando-para-foto
 
Quando estamos iniciando na carreira de modelo, surgem alguns investimentos que são necessários serem feitos.

Um desses investimentos é o book de modelo ou book fotográfico, material que será utilizado para que você ou a agência de modelos consiga vender o seu trabalho.

O problema é que esse tipo de material pode ser encontrado a preços exorbitantes e você pode acabar sendo vítima de oportunistas que superfaturam o próprio trabalho. 

Nesse post vou te falar sobre as alternativas para conseguir esse tipo de material sem gastar muito e ainda assim ter um material de qualidade. 

Vamos lá!
 
 

Como Investir Pouco e ter um Book de Qualidade?

modelo-posando-para-foto
 
Se você está começando a dar os primeiros passos na carreira de modelo, possivelmente chegará o momento em que será solicitado a você que faça algumas fotos profissionais. 

Porém, você precisa investir com precaução!

Pagar um preço muito acima do praticado no mercado em um book de modelo nem sempre significa que você terá o melhor resultado. 

Além disso, como falado no início, existem muitos fotógrafos e até mesmo agências que agem de má fé e exploram os novos modelos exigindo altos investimentos que muitas vezes não condizem com o momento do modelo e muito menos com suas condições financeiras.

Por isso, é muito importante a escolha da agência de modelos que você irá ingressar. Se a agência que você escolheu solicitar que você renove o material com muita frequência  e exigir que seja sempre feito com um fotógrafo específico, possivelmente eles estarão apenas tirando vantagem e dinheiro de você.

Mas existe uma prática muito comum nesse meio e muitas pessoas acabam esquecendo dessa possibilidade, a “permuta”.

A permuta funciona como uma troca entre modelo e fotógrafo. Nenhum dos lados cobra pelo serviço e os dois saem com um portfólio de fotos que ajudará a vender o serviço de ambos.

Fotógrafos mais experientes dificilmente aceitarão esse tipo de proposta, já que eles tem o seu trabalho reconhecido e o nome consolidado no mercado. Porém, fotógrafos que estão iniciando, buscam oportunidades para aprimorar o seu portfólio e exercitar suas habilidades.

É justamente o fotógrafo que está nessa fase de carreira que você deve se conectar e fazer a proposta de trabalho de permuta.
 
 

Como Encontrar um Fotógrafo para Permuta?

fotografo segurando câmera.
 
Agora que você já sabe como conseguir um book de modelo profissional sem gastar dinheiro, você precisa encontrar alguém que queria realizar essa parceria.

Como esse processo não envolve dinheiro e sim pessoas específicas com interesses em comum, você precisará investir tempo e se esforçar para encontrar esse profissional.

Minha dica é você iniciar o processo falando com pessoas que você conhece, perguntando para amigos e conhecidos. A indicação sempre é o melhor caminho para fazer conexões.

Outra forma é pesquisando nas redes sociais, participar de grupos que falem sobre moda e trabalhos de modelos. O Facebook é um lugar que funciona muito bem como canal de contato para essa finalidade.

Se você fizer uma pesquisa utilizando a palavra “Modelo”, encontrará uma infinidade de grupos relacionados ao assunto. Faça uma pesquisa interna antes de postar o seu convite. Entenda se o grupo segue as regras impostas e se os compartilhamentos são apenas sobre a finalidade proposta na descrição do mesmo.

Antes de postar no grupo, leia atentamente como você deve postar esse tipo de assunto e, só então, publique o seu interesse.

Além disso, você pode fazer a publicação diretamente para a sua rede de contatos, compartilhando a sua busca por um fotógrafo para fazer um trabalho de permuta.
 
 

E se Nada de Certo?

modelo com mão no
 
Se você tentou tudo o que estava ao seu alcance e mesmo assim não achou nenhuma alma que pudesse dar match com o seu interesse, ainda assim tem uma saída.

Existe uma tecnologia nos dias de hoje que é praticamente parte do nosso corpo. Ele se chama telefone celular. Isso mesmo!

Todo mundo tem um celular ao seu alcance nos dias de hoje ou alguém próximo que tenha um. Atualmente todos que possuem um celular tem quase que um dom herdado de saber enquadrar o celular e apertar no botão da câmera.

Claro, pode ser que o seu pai ou a sua mãe tenham certa dificuldades em manobrar o aparelho, parecendo que às vezes estão tentando contato com extraterrestres, mirando a câmera para o nada. 

Mas é só dar umas dicas rápidas que tudo se resolve (hahahaha)

Brincadeiras a parte, essa é uma saída viável e atende muito bem em um primeiro momento. Se você conseguir alguém que tenha noção de luz, enquadramento e, melhor ainda, noção de fotos de moda, o seu book de modelo já está garantido. Ao menos a versão básica e inicial.

Certo Modelo!

Como sempre, espero ter ajudado você a avançar um pouco mais na sua carreira e ter deixado você mais próxima(o) dos seus objetivos e do seu sonho.

Compartilha o blog com os seus amigos e conhecidos. Ajude a disseminar o nosso conteúdo para que mais pessoas sejam beneficiadas pela nossa iniciativa.

Beijos e abraços
 

 

aplicativos para modelos

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *