Descubra a diferênça entre o Modelo Frágil e o Modelo Antifrágil!
mister negro
Mister Negro – Quebrando Paradigmas
3 de março de 2020
arlequina modelo
Devo parar de Estudar para Seguir a Carreira de Modelo?
26 de março de 2020

O Modelo Antifrágil | Carreira de Modelo | Ser Modelo

 
 
A nossa vida é frequentemente impactada por eventos que, em sua maioria, não conseguimos prever ou antecipar. Isso caracteriza o que o famoso filósofo e escritor Nassin Nicholas Taleb chama de “Black Swan” ou “Cisne Negro”.

Ele também apresenta dois perfis de pessoas, aquelas que são consideradas “Frágeis” e aquelas que são “Antifrágeis”.

E a profissão de modelo está muito mais alinhada com aquilo que podemos considerar como um cenário de antifragilidade.

Por isso, um modelo antifrágil tem muito mais chances de alcançar sucesso e destaque na profissão.

Você conseguirá entender melhor nos próximos parágrafos.

Vamos lá!
 
 

Frágil X Antifrágil

 
barra de pesos assimétricos
 
Tentarei contextualizar as principais características de cada perfil e, conforme avançarmos, você encontrará aquele que você mais se identifica.

O perfil frágil são aquelas pessoas que procuram a segurança em tudo o que fazem. Desde relacionamentos até trabalhos.

Para pessoas com este perfil é melhor ter um trabalho que pague um salário fixo todo o final do mês, para que ela consiga se planejar e não se depare com adversidades, do que algo instável e volátil.

O frágil não consegue lidar com a aleatoriedade e as assimetrias da vida. Mudanças de roteiros, cancelamentos de última hora, situações que dependem de terceiros geram sofrimento e desconforto para essas pessoas.

Já o perfil antifrágil consegue lidar bem em situações adversas. Essa pessoas preferem enfrentar o risco que podem significar ganhos maiores.

Normalmente esse perfil, além de suportar as adversidade e as “pancadas” que a vida aplica, consegue recomeçar quando necessário. E mais, esse perfil não somente aguenta. O modelo antifrágil melhora, evolui!
 
 

Modele como um Empreendedor

 
modelo de terno antifrágil
 
A antifragilidade funciona partindo de uma análise do processo de mensuração entre perda e ganho.

As pessoas, ou melhor, o modelo antifrágil consegue olhar para a situação e entender que acreditar e encarar determinado desafio pode trazer muito mais ganhos do que perdas.

Outras profissões que vivem esse cenário são, por exemplo, taxistas, artesãos, manicures e, talvez o mais marcante de todos, o empreendedor.

Essa deve ser a grande referência de profissional para quem que encarar a carreira de modelo. Empreender é colocar a sua “pele em risco” acreditando sempre nos ganhos imensuráveis ao invés de focar nas perdas.

E aqui fica a grande diferença entre o frágil e o modelo antifrágil: O frágil sempre seguirá a sua vida de forma modesta e segura, com ganhos previsíveis. Já o perfil antifrágil irá se aventurar em águas desconhecidas podendo ter conquistas inimagináveis.
 
 

O Certo e Não Errado

 
direções opostas placas
 
Bom, parece que temos um perfil que é o certo e um que é o errado, não é mesmo?

Na verdade essa classificação não existe, ou seja, não existe certo e errado. Os dois estão certos pois falamos de perfis, de como as pessoas se comportam. A essência de cada indivíduo!

Então, é muito difícil avaliarmos o certo e o errado. O que podemos é analisá-los e entendermos qual é o nosso perfil.

Sou um modelo frágil ou um modelo antifrágil?

O que precisa ficar claro, é que a carreira de modelo é antifrágil!

Desta forma, se você for um modelo com perfil frágil, dificilmente conseguirá encarar todas as adversidades e aleatoriedades da carreira.

Você tem o poder de decidir ou não pela mudança de comportamentos e atitudes. Alçar voos maiores e mais distantes são mais assustadores. Mas é só assim que você irá encontrar as ilhas paradisíacas.

Por isso mais uma vez reforço aqui a importância do autoconhecimento e da instrução. Estar constantemente aprendendo é fundamental para toda carreira de sucesso.

Valeu Modelo!
Até o próximo 😉
 
 

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *