Enfrentando os nãos da Carreira de Modelo - Saiba o Que Fazer!
fundo parallax

Enfrentando os “NÃOs” da Carreira de Modelo

23 de maio de 2018
tornar modelo
5 Passos para se Tornar Modelo!
16 de maio de 2018
descobridor de modelos model to model
Descobridor de Modelos – Tenha Muito Cuidado!
30 de maio de 2018

 

O Começo é Difícil

O começo, para quase tudo na vida, é a parte mais difícil. Começar em um emprego novo, aprender uma nova língua, mudar de cidade. Tudo desafiador no início, mas, depois de um tempo, aquele medo do desconhecido passa e vamos tomando mais confiança naquilo que estamos encarando.

Na carreira de modelo não é diferente. O início pode ser o momento mais trabalhoso e, até mesmo, frustrante. A maioria dos modelos começa a trabalhar sem ter tido alguma orientação ou sem ter “praticado” antes. É o tipo de atividade que vamos “aprendendo fazendo” – mesmo que existam alguns cursos e workshops de preparação, a prática e a experiência andam sempre juntas.

Porém, para passar por esse árduo começo e vencê-lo com sucesso, um modelo pouco experiente precisa ter muita determinação e persistência. Quando você não está bem preparado e não sabe muito bem o que está fazendo, dificilmente será aprovado para os trabalhos e se verá indo em teste atrás de teste até se cansar e desistir. Não é fácil receber vários “nãos” e seguir tentando – você precisa querer muito e acreditar no seu objetivo.

 

Enfrentar os “NÃOs” e Questionar os “SIMs”

enfrentando os nãos carreira modelo
 

Nós, seres humanos, muitas vezes estamos acostumados a não arriscar por medo de ter um retorno negativo. Assim como em outras carreiras, no ramo da moda é bem comum um modelo levar muitos “nãos” – ainda mais se for inexperiente. Muitas vezes, esse “não” chega antes mesmo de se começar a carreira – quando, por exemplo, várias agências rejeitam o modelo. É melhor aceitar: o “não” será frequente – porém, você pode aprender com ele.

No meu caso, quando fui agenciado comecei a ouvir muitos “nãos”: eu tinha o perfil, mas não tinha experiências profissionais e ainda precisava ser lapidado, estudar muito.

No início, eu trabalhava em um escritório durante a semana e não levava os castings a sério nem cuidava do meu estilo de vida. Como eu poderia querer um “sim” se eu não o fazia por merecer? É preciso saber que para conquistar um SIM, é fundamental dedicarmos muito esforço no que fazemos. Estudar nosso corpo e conhecer nossos pontos fracos. É superimportante, pois só assim poderemos desenvolvê-los e, até mesmo, disfarçá-los.

Mesmo não dando tudo de mim nos testes, eu fazia questão de ir sempre que possível. Mas, obviamente, não pegava nenhum job… fiquei um ano agenciado e sem trabalhar. Por quê? Mesmo que eu tivesse feito um book com um excelente fotógrafo, eu era muito “cru”, despreparado, e não me esforçava muito para melhorar.

 

Tenha Bom Senso e Determinação

modelo enfrentando-os-naos-da-carreira-de-modelo-model-to-model
 

Eu ouvi muitos “nãos”, e ainda ouço. Mas quando recebi meu primeiro SIM, isso me motivou! Então eu quis ser melhor, aprender e me dedicar mais – afinal, eu descobri que gosto muito de ser modelo!

Para chegar lá é preciso ter determinação, estudar vídeos e fotos de referência, praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação, e também é muito importante sempre ter seu material atualizado para que a agência consiga te vender para os clientes.

Mas é claro: nem todos os “SIMs” dependerão do seu desempenho! Muitas vezes acontecerá do seu perfil não ser aquele desejado pelo cliente. O importante é saber diferenciar e compreender em quais situações você poderia ter ido melhor e como melhorar para uma próxima vez.

 

SIM Pode lhe Trazer Outros SIMs

fotografo modelo enfrentando-os-naos-da-carreira-de-modelo-model-to-model
 

No momento em que você conseguir seu primeiro trabalho, sentira uma onda de orgulho e empolgação. Antes de cada job, é muito importante conhecer bem o cliente e saber quais os valores da marca para poder vestir a camisa da melhor maneira.

Pesquise poses para ter repertório, seja sempre simpático e humilde com a equipe e busque sempre um ambiente de trabalho agradável. Assim, você se mostrará profissional e receberá um feedback positivo! Afinal, no mundo da moda um “sim” pode abrir portas para muitos outros.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da minha experiência. Também espero ter ajudado e motivado vocês a enfrentarem os nãos de cabeça erguida.

E por favor, comentem, compartilhem, sugiram!

Estamos aqui para ajudar você a trilhar o caminho certo!

Abração

😉

Luã do Valle
Luã do Valle
Trabalho como modelo a mais de 2 anos. Além de trabalhar como modelo, estudo administração de empresas e teatro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *