Dificuldades da Carreira de Modelo - Descubra as 4 Principais!
fundo parallax

Os 4 Principais Motivos que Fazem os Modelos Desistirem da Carreira

13 de junho de 2018
trabalhar como modelo
Trabalhar e Ser Modelo – Como Conciliar Profissões | Carreira de Modelo
6 de junho de 2018
trabalhar como modelo em outra cidade
Carreira de Modelo – Mudando de Cidade | Ser Modelo
20 de junho de 2018

Dificuldades da Carreira de Modelo

Trabalhar como modelo não é algo fácil – aliás, está longe disso. Principalmente para pessoas que apostam nessa profissão. Quando me refiro em apostar, me refiro àquele garoto ou garota que sai de uma família humilde e investe seu tempo e dinheiro na busca pelo sucesso.

Existem muitos fatores que podem levar alguém a desistir dessa carreira. Dificuldades e obstáculos – internos e externos – que podem te fazer sentir que essa profissão não é para você. Então se, nesse momento, você quer ser modelo com todas as forças, você precisa tomar cuidado com esses 4 fatores que podem dificultar seu caminho:

1. Autocrítica Elevada

carreira de modelo e as dificuldades

Como falado anteriormente, a decisão de ser modelo é muito difícil, pois está ligada diretamente aos sonhos das pessoas. É muito complicado você criar expectativas, investir tempo e dinheiro e não conseguir conquistar o seu espaço nessa carreira super concorrida.

Há uma estimativa de que a cada 10 pessoas que começam a trabalhar como modelo, apenas 3 continuam na carreira. Qual o motivo de tanta desistência de uma carreira tão próspera e cheia de “glamour”?

O primeiro fator é o psicológico!

O sonho de ser modelo está diretamente associado à beleza – e isso acaba criando uma pressão interna muito grande. Aí nascem as inseguranças e começamos a nos questionar sobre nossa aparência e se somos, de fato, “bonitos o suficiente”.

Sabemos que a beleza da diversidade é bastante forte hoje. Mesmo assim, é extremamente difícil, para algumas pessoas, aceitar a si próprias como elas são.

Todos temos dias em que nos sentimos feios, esquisitos, assim ou assado. Mas – REVELAÇÃO BOMBÁSTICA – a beleza não é o que mais importa no mundo da moda! Não acredita? Há inúmeros exemplos de modelos de sucesso que nunca foram vistas como a menina mais linda da escola. Então, acredite: beleza não é tudo – nem no mundo da moda.

Sabendo disso, a sua performance vai depender muito mais de habilidades como: atitude, conhecimento do corpo, variedade de poses, energia positiva, e outras mais.

Manter um estado psicológico positivo é, sem dúvidas, a nossa principal ferramenta para nos impulsionar a alcançar nossos objetivos.

Quando estamos abalados, desmotivados, tristes, negativos, é muito mais provável que o mundo nos retorne coisas negativas. E falando de carreira de modelo, é muito mais difícil de sermos aprovados naquele job com um cachezão.

2. Não se Adequar ao Mercado

carreira de modelo e suas principais dificuldades

Como falamos, muitos modelos começam na carreira mas não conseguem se manter. Em muitos casos – e por vários motivos – isso não é culpa de quem desistiu! Algumas pessoas começam e, simplesmente, descobrem que a carreira de modelo não é para elas.

É apenas quando conhecemos o mercado e tudo o que o envolve que conseguimos decidir se aquilo é, de fato, o que queremos para nossas vidas. E tudo bem!

Se você, que está começando a modelar, tem dúvidas se essa profissão é pra você, busque mais informações sobre o meio, conheça outros modelos e espere para ter alguma experiência que te ajude a decidir.

E, se você decidir que esse mundo, simplesmente, não é para você, tudo bem! Aliás, o quanto antes você identificar isso, melhor! Assim você vai poder correr atrás daquilo que realmente faz o seu olho brilhar.

3. Excesso de Pressão

carreira-de-modelo-o-que-faz-os-modelos-desistirem-da-carreira

Essa talvez seja uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos modelos – principalmente pelas mulheres. São elas as maiores vítimas de cobranças descabidas em relação aos seus corpos.

Muitas agências conseguem manter uma relação saudável com seus modelos, o que faz com que seus modelos sejam saudáveis em todos os sentidos. A consequência disso é que os modelos ficarão ainda mais motivados a atender às expectativas da agência e dos clientes.

Mas essa boa relação entre modelos e agência nem sempre é uma realidade. Nesses outros casos, ameaças e chantagens emocionais são usadas por profissionais dessa área como estratégia para “lidar” com seus modelos.

Isso chama-se “pressão psicológica” e essa pressão não parte de dentro para fora – ela parte de fora para dentro. Ou seja, todo tipo de manipulação emocional a que os modelos estão sujeitos a enfrentar no dia a dia da carreira.

O que vem de fora pode nos atingir de formas que – se deixarmos – podem ser muito perigosas. Palavras podem ferir profundamente e causar traumas. Então, o que nós podemos fazer para nos defender, é tentar nos preparar para isso. Temos que acreditar em nós mesmos, nas nossas qualidades, habilidades, conhecer nossas forças, saber que pessoas podem ser invejosas e maldosas. Não podemos acreditar em tudo o que falam sobre nós. Precisamos tentar nos “blindar” a essa negatividade.

E nós, modelos, precisamos ir além: devemos combater esse tipo de atitude e. Se você sofrer algo do tipo, busque outra agência, outro booker, até mesmo outra cidade – se isso for viável. Assim como existem muitas pessoas agindo sem nenhum profissionalismo, existem muitas outras batalhando no caminho certo, assim como você. As pessoas boas existem! Não desista só porque encontrou algumas laranjas podres no caminho 😉

4. Não Conseguir Manter as Medidas

carreira de modelo dificuldades

Partimos do princípio que evoluímos com o tempo. Que o nosso corpo está em constante transformação. Isso é um fato, tanto para mulheres,quanto para homens. As medidas que eu tinha com 15 anos de idade, estão longe de ser aquelas que tenho hoje.

Quando eu tinha 15 anos, eu estava tentando realizar um outro sonho: ser jogador de futebol. Naquela época, eu media 1,84 e pesava 76kg. Hoje meço 1,88 e tenho 85kg. Para muitas agências, o ideal seria eu ter ficado com as medidas de quando eu tinha 15 anos.

O que eles não sabem, é que minha genética, minha família, não possui um biotipo ectomorfo (haverá um post falando sobre isso). Ou seja, por mais que eu me exercite diariamente e mantenha uma dieta, esse é o meu peso e essa é a minha estrutura corporal. That’s it!

Mas as mulheres, sem dúvidas, são as que mais sofrem. Certa vez eu estava assistindo a um programa na TV que falava sobre a carreira de modelo. Nesse programa, eles entrevistaram algumas modelos e mostraram um pouco das dificuldades que elas enfrentavam. O apartamento que dividiam com várias outras modelos, os problemas de convivência, etc.

Mas o que mais me chamou atenção nesse programa de TV, foi um aviso na geladeira, colocado lá pela própria agência que representava as modelos. O aviso dizia o seguinte: “boca fechada, dinheiro no bolso”!

O que significa que, se você quer ganhar dinheiro, precisa passar fome, por que você precisa manter um corpo de adolescente. Eles estavam pedindo uma forma física que só seria possível, para muitas modelos, criando alguma espécie de distúrbio alimentar, o que é bem frequente.

Não é para Qualquer Um

carreira de modelo e as dificuldades model to model
Essa, sem dúvidas, não é uma carreira para qualquer um. Não somente pela dificuldade de se enquadrar nos perfis da moda, mas também pelas dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos modelos no dia a dia da profissão.

Não basta apenas querer muito… precisa ter muita garra e perseverança! E, acima de tudo, modelos precisam ter um psicológico muito forte.

Então, se você não é do meio e está buscando seu lugar ao sol, eu espero não ter te assustado! Afinal, você pode ter tudo para ser um ou uma grande top model.

Mas a nossa missão é essa: Te dar a real sobre a carreira de modelo!

Se você gostou, deixe um comentário, compartilhe com um amigo! Mostre pra sua mãe – porque, no fim das contas, ela quer saber tanto quanto você. Enfim, ajude a disseminar a iniciativa Model To Model para que mais pessoas possam se beneficiar do conhecimento que estamos compartilhando aqui.

Um abração e até a próxima!

😉

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

3 Comentários

  1. Joice Sifonte disse:

    Olá Everton, tudo bem?
    Para ser modelo de passarela é necessário ter uma idade ideal para começar uma carreira? Tenho 24 anos e adiei esse meu sonho por causa de vários fatores e um deles econômicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *