Carreira de Modelo: Como é a Rotina de um Modelo?
fundo parallax

Carreira de Modelo – Como é o dia-a-dia da Profissão?

14 de março de 2018
carreira de modelo idade certa
Carreira de Modelo – Qual a Melhor Idade para Começar?
7 de março de 2018
carreira de modelo
Carreira de Modelo – Quanto Ganha um Modelo?
21 de março de 2018
 

Como será que é a Vida de Modelo?

Muito se especula, comenta, aponta e fala sobre a carreira de modelo e todo o seu “glamour”. Aqui, neste post, compartilhamos com você informações sobre como é a rotina dos modelos. Como pode ser feita a administração do seu tempo entre trabalhos, testes e vida particular.

É importante salientar que a rotina não será a mesma para todos os modelos, pois cada pessoa tem suas particularidades. Mesmo assim, a ideia é sintetizar um pouco aquilo que vivemos para que você possa estar mais instruído(a) sobre o assunto.

 

Relação Modelo x Agência


 

No geral, modelos no início de carreira podem ter uma rotina menos agitada que outras profissões. Isto porque não possuem carteira assinada com trabalho fixo dentro de um escritório, por exemplo. Consequentemente, sem horários fixos de trabalho, existe uma certa flexibilidade na rotina que pode ser comparada a de um freelancer.

Esta flexibilidade permite que os modelos desenvolvam suas atividades ligadas à profissão com maior eficiência. Podemos – e devemos -, por exemplo, dedicar tempo para exercícios físicos e outras formas de cuidado com o corpo. Além de ter tempo também para treinar poses, atuação, caminhada e outras habilidades que a nossa profissão nos exige.

Existe apenas um contato que todo o modelo aguarda ansiosamente 24 horas por dia 7 dias por semana. Esse contato não é nem da mãe e muito menos do namorado(a). O contato que todo modelo espera é o de sua agência, pois isso significa trabalho e trabalho é grana no bolso.

 

Mitos e Verdades – A Vida Glamourosa

carreira modelo dia a dia profissão
 

Boa parte das pessoas que não conhecem o mundo da moda. Quem apenas observam de fora, acreditam em um esteriótipo de glamour e de fama. A mídia cria um universo colorido e atraente que só aqueles que foram agraciados com a beleza e as medidas certas estão inseridos.

Mas somente nós, que vivemos a realidade do mundo da moda, sabemos que está longe de ser verdade.

Esse é o primeiro mito que mexe com a cabeça de muitas pessoas e que precisa urgentemente ser quebrado. Grande parte dos modelos possui mais de uma atividade profissional para fechar as contas no final do mês e sobrar. Quando sobra, cada um faz o que bem entender. Atividades de lazer, investir em estudo ou algo que considere relevante.

Poucas pessoas sabem disso. A grande maioria acredita que basta ter um rosto bonito e corpo “perfeito” para ser um(a) modelo bem sucedida. Isso faz com que muitas meninas façam dietas malucas e até mesmo procedimentos estéticos desnecessários, pois acreditam que uma das “chaves do sucesso” na carreira de modelo seja a aparência física.

Acontece que a grande maioria dos modelos que se aventura nessa profissão – principalmente aqueles que vão morar em outras cidades ou até mesmo outro país – se sujeita a uma vida nada glamourosa.

Esses Modelos estão sujeitos a dividir um apartamento minúsculo com meia dúzia de outros modelos. Comparecem a vários testes por dia (sendo que pegam uma pequena porcentagem deles), que racionam o pouco dinheiro que ganham dos jobs para conseguir comer durante todo o mês.

O que tem de glamouroso nisso? Acredito que seja, no mínimo, justo informar os aspirantes a modelo sobre esta realidade. E é por isso que estamos aqui.

 

A Rotina


 

Os modelos normalmente – e, infelizmente – não trabalham todos os dias. Isso vai variar muito do tipo de modelo que você se tornou, o mercado onde você está atuando, o poder de influência de sua agência, o estágio da sua carreira, dentre outros fatores.

Existem mercados com um volume de trabalhos extremamente baixo, o que significa uma grande variação de tempo entre um trabalho e outro. Algumas cidades simplesmente não têm um mercado de moda tão forte e desenvolvido.

Normalmente, você pode fazer 5 trabalhos em um mês ou, no pior dos cenários, fazer um trabalho hoje e outro somente daqui à 4 meses.

É isso mesmo… não é fácil! Contudo, em outro mercado (como na China ou, até mesmo, em São Paulo) é bem provável que você consiga trabalhar todos os dias, caso você seja o perfil desejado e tenha um excelente acting em frente à câmera.

 

Rotinas Diversificadas

 

Bem, ambos cenários que citei podem propiciar rotinas muito diferentes, sendo o segundo cenário aquele que todos nós almejamos: trabalhar todos os dias. Mesmo assim, a conduta dos modelos quanto à rotina acaba sendo muito parecida.

O que procuramos fazer é adaptar os horários de nossas atividades “extra-trabalho”. Por exemplo, em um dia sem trabalho agendado ou teste, seguimos nossa rotina normal, sendo indo para a escola ou faculdade, lendo um livro, indo na academia, preparando refeições saudáveis ou, até mesmo, trabalhando em alguma outra atividade onde você consiga conciliar as duas carreiras como, por exemplo, trabalhar como freelancer em sua área de formação.

 

Existem Muitas Variáveis

carreira de modelo
 

As opções de atividades em um dia livre são inúmeras. Você pode escolher fazer mil e uma coisas, como pode fazer nada – nem mesmo sair da cama. A escolha é sua! Mas, quando sua agenda estiver cheia de trabalhos e testes, o ideal é optar fazer alguma atividade física no turno inverso para manter o corpo e as habilidades profissionais em dia.

Bom galera, vida de modelo é isso ai. Existem muitas variáveis. Mas o mais importante é não deixar a peteca cair e focar no objetivo.

Espero encontrar vocês em breve por aqui, em um papo aberto de modelo para modelo!

Um abração,

😉

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *