Descubra qual a Melhor Forma de Escolher a Sua Agência de Modelos!
fundo parallax

Agência de Modelos: Como escolher?

25 de abril de 2018
ser modelo
Carreira de Modelo: 5 Dicas para Você se Destacar
11 de abril de 2018
Trabalhar como Modelo na Ásia
5 Dicas para Trabalhar como Modelo na Ásia
2 de maio de 2018
 

A Escolha Mais Importante

A escolha da agência é um processo muito importante para o modelo, pois é ela que vai ser sua maior ajuda durante todo seu desenvolvimento. Eu, por exemplo, trabalho com as mesmas bookers desde quando comecei, há 10 anos.

Por que nunca mudei? Porque sempre me preocupei com qual seria o melhor caminho a seguir, desde os primeiros passos. E esses passos eu vou compartilhar com você agora..

 

Pesquisando uma Agência de Modelos

como-escolher-uma-agencia
 

Hoje em dia, diferentemente de quando comecei, podemos descobrir facilmente todas as agências que existem através da internet. Além disso, existem muito mais agências hoje do que alguns anos atrás.

Então, você pode começar desta forma: fazendo uma boa varredura na web em busca de agências, começando pelas mais conhecidas e procurando se aprofundar. Observe as redes sociais, os comentários e feedbacks existentes.

Isso permitirá que você tenha uma boa base de informações sobre as agências disponíveis. Mas vá além: olhe o portfólio de modelos e veja quem são os modelos que trabalham com essa agência. Pesquise sobre eles, como é o perfil de cada um, quais os trabalhos que eles já fizeram e assim por diante.

Como hoje em dia existem muitas agências novas e – muitas delas – oportunistas, você deve se informar muito bem sobre cada uma antes de aceitar qualquer convite ou promessa “milagrosa”.

Ah, e lembre-se: nenhum booker pode garantir com toda a certeza que você será “a próxima Gisele Bündchen” ou “o próximo Sean O’Pry”. Se você ouvir isso de alguma agência… fuja!

[a menos que você seja a Paula La Croix… nesse caso, você é, praticamente, a Gisele]

 

Uma Boa Indicação Vale mais que Mil Pesquisas na Web

como escolher sua agência de modelos
 

Em relação a minha agência, sinto que tive muita sorte, porque sempre fui muito feliz com o time com quem trabalho e sei que escolhi a agência certa para mim. Mas, talvez, a sorte não tenha sido a grande responsável por essa escolha. Na verdade, a escolha foi feita a partir de pesquisas e, em grande parte, por uma indicação.

Ao invés de eu sair batendo de porta em porta, eu conversei com meu primo que, na época, trabalhava como modelo. E foi realmente muito importante a conversa que tivemos! Através da indicação dele eu pude reduzir, e muito, o número de possíveis agências para trabalhar.

Foi assim que tudo começou para mim. Caso você não conheça modelos ou pessoas de sua confiança trabalhando diretamente na área da moda, busque se informar pela internet. Descubra se os trabalhos associados a essas agências são de qualidade e bom gosto.

Em último caso, você pode tentar entrar em contato com um/a dos/as modelos agenciados e perguntar a opinião dele/a.

 

Agende uma Visita

agência de modelos como escolher 2
 

Bom, agora que você já conseguiu todas essas informações e está mais confiante, bora lá marcar uma visita e conhecer o seu possível futuro time?

Visite o site das agência, entre em contato e verifique como funciona o processo de seleção de cada uma delas. Mostre-se disponível e sugira o agendamento de uma visita para que você possa se apresentar.

Muitas pessoas falam por aí sobre a importância de ter um book de qualidade para apresentar no dia em que você for até a agência. Isso é bacana, mas não é regra! 😉

Tenha sempre muito cuidado com picaretas nessa área…. Muitos bookers e caça talentos vão te incentivar a participar de seleções e concursos de modelos. Para participar desses eventos, normalmente você precisa investir muita grana (mesmo se acharem que você não tenha chance de emplacar na carreira). Quando pedem pra você gastar uma baita grana com um book ou participando de concursos de beleza, no geral, isso é furada!

Se você tiver potencial, a agência perceberá isso no momento em que colocarem os olhos em você. O passo seguinte será te conhecer melhor, saber das suas intenções e seus objetivos.

Neste primeiro contato com a minha agência, fui convidado a participar de um concurso nacional que ela estava promovendo. As bookers viram potencial em mim e acreditaram que eu poderia me classificar. Para participar, precisei de apenas meia dúzia de fotos tiradas em casa.

Se fosse outra agência, uma dessas picaretas, elas teriam me dito que eu precisaria gastar centenas de reais em um book para poder participar.

Acho que deu para entender, né?

 

Fechando a Parceria

toque mãos modelos carreira
 

Bom, deu tudo certo até aqui, agora é a hora de assinar o contrato com a agência. Se você acredita ter encontrado o seu time, agora é hora de entrar em campo. Mas antes, é preciso formalizar a situação. Ah, mas muito cuidado!

Mesmo se tudo indicar que a agência é correta e que serão profissionais honestos e éticos, não caia no truque de confiar o contrato 100% à agência. Por mais que a agência tenha conquistado sua confiança e sobrem motivos para você trabalhar com eles, leia atentamente o contrato de serviço que você irá assinar.

Caso você tenha dúvidas, ou quiser a opinião de alguma outra pessoa ou até mesmo de um advogado. Peça uma cópia impressa do documento, ou peça que os bookers o encaminhe via e-mail. Assine apenas quando tudo estiver claro, quando não houver nenhuma dúvida de sua parte.

Mas, fora isso, não tem muito mistério. Quando o contrato estiver assinado, só resta esperar os primeiros testes e começar a trabalhar!

 

Agora é com Você

como escolher agencia modelo
 

Agora você já tem uma direção para escolher uma agência de modelos. Essa, sem dúvidas, é uma das escolhas mais importantes para você começar com o pé direito. E se você continua tendo curiosidade sobre como é a carreira de modelo, acesse o post Como é o dia-a-dia da Profissão e descubra como é a vida de modelo 😉

Para saber tudo sobre a carreira de modelo, você já sabe onde procurar. Por que aqui você encontrará sempre a verdade, compartilhada por aqueles que vivem essa profissão.

Aqui é uma conversa direta e reta, lembra? “De Modelo para Modelo”.

Forte abraço,

Everton

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *