Mercado da Moda - Entenda porque é importânte ter esse conhecimento.
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Mercado da Moda | Carreira de Modelo | Ser Modelo

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Por que analisar e entender o mercado da moda é importante para a sua carreira de Modelo

 
Bom, cá estava eu no dia 31 de 2019, véspera de ano novo, lendo a revista Exame, edição de dezembro.

O dia de hoje eu planejei e queria que fosse algo bacana. Defini algumas atividades e, dentre elas estava a leitura de uma revista bacana. Escolhi a Exame!

Acompanho o portal com certa assiduidade, pois traz assuntos do meu interesse como, por exemplo, economia, empreendedorismo e bolsa de valores.

Essa edição, em especial, resolvi comprar a revista impressa pois trazia em sua capa a foto das empresas “unicórnios” do ano de 2019. Bom, talvez esse termo seja algo estranho para você, caso não esteja familiarizada(o) com jargões do mundo das Startups.

Unicórnios normalmente são empresas muito jovens, enxutas, com um grande potencial de crescimento e que recebem rodadas de investimento de mais de 100 milhões de dólares.

Com isso elas atingem um valor de mercado de mais de 1 bilhão e, só então, recebem esse selo de unicórnio.

Certo, mas voltemos ao assunto!

Comprei essa revista para expandir meu conhecimento relacionado a assuntos específicos que permeiam o empreendedorismo. Mas, foi então que me deparei com um artigo sobre o mercado da moda. E é sobre isso que iremos falar.
 
 

Beba de Todas as Fontes

 
 Já escrevemos em outros artigos a importância para você, como modelo, estar sempre buscando conhecimento sobre a carreira, sobre o mercado, sobre economia, enfim, tudo o que possa agregar e te diferenciar dos demais.

Se você conseguir analisar e avaliar de maneira crítica os mais diversos sinais daquilo que está acontecendo a sua volta, você conseguirá, por exemplo, saber se é ou não é  um bom momento para se arriscar viajando para outra cidade em busca de novas oportunidades na carreira de modelo.

Se, por exemplo, você perceber que economicamente o país está passando por uma crise, que a cidade para onde você deseja morar está com os aluguéis mais caros dos últimos anos e que a cesta básica é uma da mais caras do país. 

 O que você faria?

Esses são indicadores suficientes para você parar e analisar outros caminhos, outras possibilidades

Existem muitas variáveis externas que não estão sobre o seu controle e que podem se tornar um banho de água fria na sua carreira.

Portanto, fique sempre atento(a) a todas as informações que podem te ajudar na sua carreira.
 
 

Os Movimentos do Mercado da Moda

 
A notícia da revista Exame fala sobre a aquisição da Tiffany, uma das marcas de jóias mais conhecidas do mundo, pelo grupo LVMH do francês Bernard Arnault.

“A compra da Tiffany foi o maior negócio do segmento de luxo de todos os tempos.”

O grupo LMVH é dono de marcas do segmento de luxo da moda mundial como, por exemplo, Louis Vuitton, Christina Dior, Marc Jacobs, Sephoha, Veuve Clicquot, Tag Hauer e Hublot.

As marcas adquiridas pelo grupo do francês Arnault, todas elas, sem exceção, crescem de forma consistente.

Um exemplo é a marca Loui Vuitton, que hoje é considerada a maior marca de luxo do planeta, segundo a consultoria Interbrand, ela é avaliada em 32 bilhões. 

Segundo Marting Gutierrez, fundador da MG Consulting, “até 15 anos atrás a Louis Vuitton não tinha esse apelo de moda”.

Bernard Arnault, para comprar a Tiffany, precisou desembolsar o montante de 16,2 bilhões de dólares e mira o mercado dos Estados Unidos, onde a marca nasceu.

O número de milionários nos EUA é de aproximadamente 18,6 milhões de pessoas, o que representa 40% dos milionários do mundo.
 
 

Analisando o Contexto

 
Certo, mas o que eu faço agora com esse monte de informações e números que eu praticamente nem sei quantos zeros tem?

Para você entender muitas coisas, principalmente econômicas e de tendência, você precisará ter um conhecimento um pouco mais específico e aprofundado nessa ciência.

Mas, de uma forma macro, essas informações dizem o seguinte:

As maiores marcas da moda de luxo estão concentradas na mão de uma pessoa/grupo;
 

  1. 1. A Tiffany passará por um processo de expansão e crescimento mais agressivo que nos últimos anos;
  2. 2. O mercado da moda de luxo continua crescendo e se fortalecendo;
  3. 3. Grandes investimentos no mercado da moda continuam sendo feitos;
  4. 4. Isso significa mais investimento em modelos para representar essas marcas; 

 
Viu como tudo está conectado e faz sentido?

No artigo também foi abordado o crescimento econômico asiático e, tendo em vista que eles são um grande mercado consumidor de luxo, há uma perspectiva de crescimento e expansão pelas terras orientais.

O Brasil também está no radar para receber novos investimentos com reforço e posicionamento de marca.

O que podemos absorver para a nossa carreira com essas informações é que sim, existem oportunidades de trabalho e boas perspectivas, tanto no cenário nacional, mas principalmente internacional.

Marcas de luxo como as mencionadas anteriormente e dezenas de outras, normalmente, buscam modelos renomados e com um extenso portfólio para figurar as suas campanhas

Estamos falando do alto nível da moda e também da carreira de modelo. Mas, mesmo assim, quanto mais positivo for o cenário de uma forma geral, melhor para todos. 

Fique sempre de olho em todos os movimentos. Se você deseja figurar entre os melhores, você precisa saber onde eles estão e o que eles fizeram e estão fazendo para se manter no topo.

Sejam marcas ou modelos, tenha sempre as melhores referências para a sua carreira e informações chave para te ajudar na tomada de decisões.

 Abraço,

 

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

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