7 Estilos de Fotos que Todo Modelo Precisa Ter em Seu Book
fundo parallax

7 Estilos de Fotos que Todo Modelo Precisa Ter em Seu Book

18 de setembro de 2018
termos que todo modelo deve conhecer
Guia de Sobrevivência – 21 Termos Que Todo Modelo Deve Conhecer!
13 de setembro de 2018
6 Dicas de Livros Indispensáveis para Modelos
10 de outubro de 2018

 
 

7 fotos que todo modelo precisa ter no portfólio

 
Para todos os modelos – os que estão começando e os veteranos – ter um bom portfólio é essencial.

Ok… mas isso todo mundo sabe! A grande dúvida é: o que faz um portfólio ser bom?

A resposta é simples: um bom portfólio é aquele que possui as fotos necessárias para te vender da melhor forma possível. E isso não significa que ele precisa ter 251346 fotos! Na verdade, você só precisa de algumas fotos indispensáveis para mostrar bem as suas feições, sua versatilidade e os seus melhores atributos.

Mais especificamente, você precisa ter essas 7 fotos básicas para ter um portfólio impecável. São elas:
 
 

#1 – Foto Estilo 3×4

 
fotos essenciais para modelos
 
Esta é, literalmente, a principal foto do seu portfólio. Ela não pode faltar, pois é a foto que vai mostrar o seu rosto de forma mais natural. Para essa foto, não use muita maquiagem – só o básico mesmo, como um corretivo, pó e um pouco (pouco mesmo) de rímel.

A ideia com essa foto é que o cliente (seja ele um fotógrafo, um maquiador ou um produtor) consiga ver o seu rosto “limpo” para que possa imaginá-lo com uma maquiagem e penteado específico. Por isso também, o cabelo deve estar solto. Não necessariamente deve estar “ao natural”, mas deixe os apliques e os penteados para as outras fotos.

E quanto à expressão facial, a lógica é a mesma: rosto relaxado, olhando diretamente para a câmera. A luz deve ser como na foto acima – fotos muito escuras podem criar sombras no seu rosto e escondê-lo. É quase como se você fosse tirar uma foto para a sua carteira de identidade.
 
 

#2 – Foto Sorrindo

 
fotos de modelo
 
Essa foto, na verdade, é muito parecida com a de cima. Porém, é nessa aqui que você mostrará o seu sorrisão! O ideal é que seja uma foto estilo “close”. Ou seja, da cintura pra cima, enquadrando o seu rosto para que seja possível ver bem o seu sorriso. Especialmente para modelos mais comerciais, essa foto é uma das mais importantes.

Editoriais fashion raramente têm modelos sorrindo – mas em campanhas comerciais isso é bem mais comum. De uma forma ou de outra, ter ao menos uma foto sorrindo em seu portfólio é muito importante. Então, diga XIS!
 
 

#3 – Foto de Corpo Inteiro

 
fotos modelos
 
Assim como as duas fotos anteriores, o objetivo dessa também é apresentar o modelo de uma forma bem “crua” e real. Para a foto de corpo inteiro, o ideal é que você esteja usando uma roupa de casting. Então pense básico: um jeans, uma baby-look, um salto e deu. Nada de roupas largas ou muito fashionistas! Esta é a hora de mostrar o seu corpo em um look normal, sem distrações.

Para as poses, a regra do básico também vale. Nada de se mexer, virar ou fazer acrobacias (deixe essas loucuras para os editoriais fashion). Tente ficar o mais natural possível. Se for fazer alguma pose, escolha uma bem sutil e que te valorize.
 
 

#4 – Foto de Biquíni/Lingerie

 
fotos de modelo
 
Assim como a foto de corpo inteiro, essa também tem o objetivo de mostrar o seu corpitcho. Aliás, o propósito de uma foto de biquíni é mostrar BEM o seu corpo. Pode ser em estúdio ou até mesmo na praia – o importante é que seja possível ver como você fica com roupa de banho ou de lingerie.
 
 

#5 – Foto de Close

 
foto de modelo
 
A proposta dessa imagem é encantar o cliente. Essa, diferentemente da estilo 3×4, tem uma pegada mais conceitual, artística. É um retrato que tem por objetivo mostrar a sua beleza. Aqui o ideal também não é carregar na maquiagem – um look mais natural vai sempre ser mais convincente. Mas se você tiver uma foto estilo close que é linda mas você está com uma make de editorial, sem problemas.

Essa foto não precisa ser aquela que vai mostrar bem suas feições e traços – ela precisa fazer quem estiver olhando pensar “nossa, que rosto lindo!”. Então, prepara o carão e foco no close certo!
 
 

#6 – Foto Editorial (Fashion)

 
modelo fotos

As fotos mais fashion não são tão simples de se conseguir. Para ter uns cliques bem bacanas, tente conseguir algum job de editorial para alguma revista ou algo do tipo. Esses jobs normalmente não pagam muito bem, mas é assim que muitas modelos conseguem material para os seus portfólios!

Aceitam fazer um editorial por um cachê meia-boca porque precisam de material! Mesmo se você é uma modelo totalmente comercial, é legal ter fotos mais fashion no portfólio. Afinal, quanto mais versátil uma modelo é, mais ela irá trabalhar!

Para fotos fashion, mais importante que mostrar a sua beleza é mostrar suas habilidades em frente às câmeras. Ou seja, poses inusitadas, movimento e até mesmo expressões faciais engraçadas podem fazer sentido – tudo vai depender do contexto do shooting. Este é o momento de ousar!
 
 

#7 – Foto Comercial

 
fotos para modelos
 
Aqui, eu poderia falar a mesma coisa que falei no caso das fotos mais fashion. Para as mais comerciais, o importante é retratar aquela beleza “padrão”. Pense naqueles anúncios de produtos como jeans, carros, pasta de dente, comida, etc. São imagens que valorizam a beleza do modelo.

Procure caprichar naquele sorrisão Colgate, dar aquele forçada no abdomens e fazer aquela pose bacana mostrando que você é a escolha ideal para o cliente.

Então minhas queridas e meus queridos, essas são as principais fotos que nós, da Model To Model consideramos essenciais ter no portfólio. Mas lembre, diversidade de fotos e acting é super importante, mas saber direcionar o tipo de foto para o seu perfil, é mais importante ainda.

Se você for modelo fashion, não agregará muito ter um elevado número de fotos comerciais no portfólio. O mesmo vale para os demais perfis.

Espero que tenham gostado e tenha agregado em suas carreiras.

Fiquem ligados nos próximos posts. Nós, aqui na Model To Model, estamos apenas começando!

Beijos
 
 

aplicativos para modelos

Luiza Reck Ortigara
Luiza Reck Ortigara
Copywriter e produtora audiovisual na Model to Model. Ingressei na carreira de modelo há quase 2 anos, meio por acaso. Tenho pouca experiência como modelo profissional, mas já posso dizer que admiro muito esta profissão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *