Foco e a Carreira de Modelo - Descubra é o seu tipo de Foco!
fundo parallax

Foco e a Carreira de Modelo

19 de abril de 2019
modelo segurando celular
Aplicativos para Modelos
1 de fevereiro de 2019
As Melhores Agências de Modelos do Brasil
20 de abril de 2019



O Poder do Foco

foco na carreira de modelo

Foco na carreira de modelo ou ter foco em algo que fazemos é essencial para chegar onde queremos. Então quer dizer que basta eu focar que vou me tornar uma top model.

Calma, não é tão simples assim!

Ter foco no mundo ultra conectado que vivemos é um tanto difícil e penoso. Enfrentar o turbilhão de sinais luminosos e sonoros disparados pelos nosso celulares é algo muito difícil de ignorar.

Conforme escrito no livro “Foco – A Atenção e o seu papel fundamental para o sucesso”, do escritor Daniel Goleman, existem dois tipos de distrações: sensorial e a emocional.

As distrações sensoriais são simples! Por exemplo: enquanto você lê esse texto você está ignorando os espaços em branco. Outro exemplo: perceba por um momento a sua língua encostando no céu da sua boca – este é apenas um dos incontáveis estímulos que o nosso cérebro abstrai.

Até ai tranquilo, mas difícil mesmo são as distrações carregadas de sinais emocionais. Embora você ache tranquilo se concentrar para ler um livro em meio a uma multidão de pessoas, basta alguém chamar o seu nome que a sua atenção automaticamente se volta para buscar quem o pronunciou.

Isso acontece por que você deseja identificar quem foi a pessoa e suposto conhecido que está procurando por você. Alguém que você tem uma possível ligação emocional com você.

Pois bem, o maior desafio é sem dúvidas o emocional, até para os mais focados. Imagine, por exemplo, o fim recente de um relacionamento, o quanto esses pensamentos interferem no nosso dia-a-dia.

Mas isso acontece por um bom motivo!

Esses pensamentos entram em nossas cabeças sem pedir licença para nos fazer pensar no que está nos incomodando. Isso nos faz pensar, refletir, ter algum insight em busca de alguma forma que nos permita abandonar esses pensamentos – ou se continuamos obcecados em torno da mesma preocupação.

Bom, acho que deu para entender os dois tipos de foco, certo?

Isso parece não ter muita relevância, mas é parte muito importante do nosso auto-conhecimento, o que é fundamental para entender como iremos funcionar nos mais diversos cenários e desafio das nossas vidas.

Quem tem melhor foco é relativamente imune a turbulências emocionais, ou seja, consegue inibir a emoção. Essas pessoas têm mais facilidade em se manterem calmas perante agitações emocionais da vida.

Imagine a atual situação, você saiu da cidade onde você morava com seus pais e foi tentar a sorte como modelo em São Paulo. Passaram-se 3 meses e você não fez um único trabalho.

Desesperador, não é mesmo?

Essa é uma situação que pode acontecer com qualquer modelo, até mesmo com você. Pode acontecer de diversas outras formas, como tantas que já se ouviu e ainda se escuta no mercado da moda.

Mas é justamente nesses momentos que é importante ter foco no que queremos. Se você é uma modelo ou um modelo que sente mais facilmente os impactos emocionais, é importante saber se questionar, refletir e se analisar.

Ter foco como, por exemplo, na situação mencionada anteriormente, significa olhar de forma analítica o contexto que se está vivendo. Não se deixar tomar conta de emoções negativas que irão afetar o seu  raciocínio.

É nesse momento que devemos ter foco. Mas foco não em questões superficiais e sim no seu objetivo.

Analisar os fatos, procurar entender o que está acontecendo ou o que deveria estar acontecendo. Pensar de forma racional no contexto que você está vivendo e o que está ao seu alcance para ser feito em busca do seu objetivo.

Você Ama Ser Modelo?




A grande questão é: Quando você acorda de manhã, você fica feliz com sua vida de modelo ou em fazer o que irá ocupar o seu tempo? Suas horas de vida?

Alguns pesquisadores norte americanos realizaram um estudo naquilo que chamam de “bom trabalho”, ou seja, uma mistura daquilo no que as pessoas são excelentes e daquilo que acreditam ser importante – a sua ética.

Raramente nos entregamos nas atividades que exercemos em nossas vidas. Na maior parte do tempo ou estamos estressados ou desmotivados, apenas com momentos ocasionais de entrega.

O segredo é gostar do que se faz e se você é modelo ou quer se tornar um(a), esse é o primeiro passo para se ter sucesso e, consequentemente foco na carreira.

Pessoas de sucesso em qualquer área – os sortudos, de qualquer maneira – acertaram nessa combinação.

A motivação é o que nos faz fluir. De qualquer forma, o caminho final em comum é o foco total.

Ambos são caminhos para ampliar a nossa atenção!

Isso significa que, gostar do que fazemos é um fator muito importante e que funciona como complemento ao foco.

Como o velho ditado diz: “Uma coisa leva a outra”

Resumindo, é importante você se conhecer para que consiga direcionar o seu foco de forma inteligente naquilo que realmente importa, o objetivo final.

Gostar da vida de modelo, rotina e tudo o que envolve essa carreira é o outro ponto chave. Se você realmente gosta de trabalhar como modelo, você terá muito mais facilidade em direcionar o seu foco para enfrentar todos os desafios da carreira.

Um abração e foco no objetivo!

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *