Será que Concurso de Modelo é o Melhor Caminho para Começar?
hospedagens para modelos
Hospedagens para Modelos | Carreira de Modelo
5 de abril de 2020
modelo masculino
Modelo Masculino e a sua Vida sem Glamour
16 de abril de 2020

Concurso de Modelo Vale a Pena?

ser modelo

Concurso de modelo é um dos caminhos de acesso para quem deseja ingressar na carreira fashion. Muitos modelos de renome já foram revelados através de concursos, inclusive a Gisele.

Existem diversos concursos com formatos e pesos diferentes. Eles podem acontecer apenas a nível municipal, expandindo-se até o nível mundial.

Essa é uma opção válida para quem deseja dar os primeiros passos e conhecer um pouco mais sobre a carreira de modelo.

Apesar de ser a forma mais “glamourosa” e muitas vezes mais rentável de se começar, ela não é e nem deve ser a única aposta para os aspirantes a modelo.

E é sobre isso que vamos falar nesse post. Vem comigo!

Como os Concursos de Modelos Ganharam Força

concurso de modelo

Os concursos de modelos passaram a ganhar força com o surgimento do concurso Elite Model Look no ano de 1984, considerado hoje o maior concurso de modelo do mundo. Esse é um concurso oficial da agência internacional de modelos Elite Model Management.

A agência Elite e consequentemente o concurso, são obras de uma grande lenda do mundo da moda, John Casablancas. Casablancas foi responsável por inovar de diversas formas no segmento. Foi ele o responsável por cunhar o termo Top Model.

O concurso Elite Model Look recebe todo o ano em média de 300 mil inscrições ao redor do mundo e já revelou nomes como: Cindy Crawford, Tatjana Patitz, Stephanie Seymour, Karen Mulder e Gisele Bündchen.

Quem ganha o concurso mundial recebe como premiação um contrato com a agência Elite de 375 mil dólares em trabalhos.

Not bad!

via GIPHY

O Elite Model Look não foi o primeiro curso de modelos da história, mas foi responsável por uma verdadeira revolução e atualização de alguns padrões/ perfis daquela época.

Desde então, muitos outros concursos surgiram e ganharam força ao redor do mundo. E ano após ano continuam servindo como porta de entrada para novos modelos ao mercado da moda.

Apenas um dos Caminhos

caminhos para ser modelo

Como descrito anteriormente, concursos são apenas uma das opções para dar os primeiros passos na carreira de modelo.

O fato de ser uma competição de beleza e carregar o nome de uma agência já é o suficiente para despertar o interesse e atenção daqueles que desejam começar a trabalhar como modelo.

Existem muitos concursos com peso e relevância no mercado, os quais podem proporcionar um destaque inicial maior para os new face. Isso porque leva-se em conta o fato de que os mesmos passaram por uma “aprovação” em uma competição de beleza de um determinado nível.

Mesmo assim, dependendo do lugar que você vive e as condições que você dispõe para tal, o investimento pode ser um entrave nesse processo.

Para participar de concursos de nível nacional e internacional, normalmente precisa-se investir valores consideráveis, caso você consiga ir avançando nas etapas de classificação.

Além disso, é preciso ficar atento aos concursos criados como uma espécie de “máquina de fazer dinheiro”, ou seja, o concurso em si precisa, além de gerar possíveis novos modelos, gerar muita receita.

Não existe “Fórmula de Bolo” para o Sucesso

carreira de modelo

O primeiro lugar no concurso nem sempre é garantia de sucesso. Utilizando novamente o exemplo do concurso Elite Model Look, várias ganhadoras do concurso brasileiro e mundial permaneceram ilustres desconhecidas.

Já algumas modelos que venceram em outras posições conseguiram destaque no mundo fashion nacional e internacional.

É o caso da Gisele Bündchen, Michelle Alves e Isabeli Fontana que ficaram respectivamente no segundo (1994), segundo (1996) e terceiro (1996) lugares no Elite Model Look – etapa brasileira.

Desta forma, consegue-se fazer uma breve análise de que não existe um padrão, um caminho mais ou menos certo para começar.

O que de fato vai importar é sua capacidade e disponibilidade para enfrentar todas as adversidades exigidas pela profissão.

Profissionalismo, resiliência, disciplina, dentre outros atributos, que não a beleza, irão fazer com que você conquiste o seu espaço e alcance os seus objetivos.

Easy Tiger

ser modelo

Easy tiger é uma expressão em inglês que significa “calma / vá com calma”. Fecho esse post com essa dica:

Vá com calma!

Independente da forma que você escolher para começar a sua carreira de modelo, tenha calma para poder medir os resultados e entender o seu desempenho.

Toda semente que você planta demora um certo tempo para crescer e gerar frutos. E isso serve para tudo na vida.

Se você fizer tudo certinho, estiver preparado(a) e a oportunidade certa surgir, tudo vai acontecer de forma fluída e natural.

Certo modelo?

Obrigado por lido nosso conteúdo e espero ter ajudado!

Abraço e um beijo 😉

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

2 Comentários

  1. Lorrane Souza disse:

    Olá me chamo Pâmela Lorrane tenho 12, mas meu nome artístico é Lorrane Souza sou agênciada em 2 agências da Max fama a Ametista models e Tess models já fiz vários cursos entre eles Passarela, e de inglês 2 vezes, fotografia etc tiro foto de 6 em 6 meses fiz um trabalho pra marca atrevo etc. Em fim quero muiiito mesmo ser modelo se vocês podessem me ajudar eu ficaria muito feliz…

  2. Jamilly kennya santos costa disse:

    Tenho sonho de ser modelo ñ só de modelo também amoo cantar ir se eu consigui realizá meus sonhos eu ia fika a minina mais feliz♥️😍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *