Aplicativos para Modelos - Ferramentas de Trabalho do Século XXI!
fundo parallax

Aplicativos para Modelos

1 de fevereiro de 2019
modelo mostrando a língua
Conheça 5 Agências de Modelos Inconvencionais
5 de dezembro de 2018
Foco e a Carreira de Modelo
19 de abril de 2019

 
 

Aplicativos para Modelos

 
aplicativos para modelos celular na mão
 
Chegou o dia de falarmos um pouco sobre formas alternativas de trabalhar como modelo com o uso da tecnologia. Vamos falar sobre aplicativos para modelos e o seu impacto no mercado.

A tecnologia tem mudado o mercado de uma forma tão acelerada e transformadora que não conseguimos acompanhar.

Diversos serviços digitais e aplicativos surgem a todo momento. As empresas mais valiosas do mundo são as tecnológicas. As mesmas que proporcionam facilidades na vida das pessoas e que construíram o celular que você está segurando nesse momento.

E nesse meio, existimos nós, modelos buscando nos destacar em um mercado cada vez mais competitivo e prostituído.

É aquela conhecida relação de mercado:

“Muita oferta, pouca demanda = cachês baixos”.

Você provavelmente faz parte de uma agência de modelos tradicional ou almeja ingressar em alguma. Nesse meio, dizer que faço parte de agência X ou Y ainda gera um certo status.

Mas a pergunta que fica é, o status paga o seu boleto ao final do mês?

Nesse post vou trazer algumas questões relacionadas a mercado, mudanças de comportamento e transformação digital na carreira de modelo.

Vem comigo!
 
 

Um Mercado Tradicional em um Mundo Tecnológico

 
aplicativos para modelos e dois trens
 
Diversos segmentos do mercado tem sofrido transformações devido a iniciativas de statups com soluções disruptivas para mercados ultrapassados.

O mercado da moda ainda sobrevive como um dinossauro deslocado no século XXI.

Vou ser mais claro!

Conhece o Nubank? aquele cartão roxinho com vária vantagens aos clientes, pouca ou nenhuma taxa e juros baixos?

O Nubank é um banco totalmente digital, conhecido como fintech. É uma startup que surgiu para bater de frente como os gigantes e tradicionais bancos.

E por que será que deu tão certo e hoje é considerada uma das startups mais prósperas Brasil?

Justamente por inovar e proporcionar um ecossistema completamente novo para as pessoas, com vantagens que os bancos tradicionais não estavam preocupados em proporcionar.

Isso lembra as nossas tradicionais agências de modelos?

Questione-se:

Os clientes são meus ou da agência?

Tenho liberdade para negociar direto com os cliente?

Recebo os cachês em dia?

Qual a real vantagem de fazer parte da minha agência de modelo?

Obs: Responde pra mim lá nos comentários que eu quero saber!

As agências de modelos ainda se encontram na posição dos bancos. Não estou dizendo que não são importantes, bem pelo contrário. São elas que fornecem todo o suporte para nós.

Mas isso de forma limitada, a final, a transformação digital ainda não aconteceu de forma efetiva para enxergarmos novas possibilidades.
 
 

A Morte do Intermediário

 
a morte dos intermediarios
 
Os intermediários são aqueles serviços que existem entre o contratante e o contratado.

Observamos isso acontecendo recentemente com a startup QuintoAndar. É uma plataforma que se propõe a fazer o trabalho das imobiliárias. Isso mesmo!

Você aluga direto com o proprietário e não precisa pagar seguro fiança, depósito caução ou fiador.

Além disso, esqueça a necessidade de precisar ir em cartório e assinar um monte de papelada. Tudo fica assegurado com a contratação através da plataforma.

Esse é um modelo de negócios que demorou para surgir, não é mesmo?

Mas isso significa a morte das imobiliárias?

Absolutamente não!

Mas sem dúvidas veremos elas evoluírem seus serviços para poderem oferecer algo tão bom o quanto e continuar sobrevivendo no mercado.

O que precisamos entender é que, isso precisa acontecer para que os mercados tradicionais mudem, se reinventem e construam novas oportunidades para todos.

Novamente, quem se beneficia somos nós!
 
 

Protagonismo de Carreira

 
protagonismo n carreira de modelo
 
Diversos estudos apontam que o sucesso está atrelado a sermos protagonistas daquilo que fazemos. Protagonismo é ter o poder em nossas mãos para sermos os únicos responsáveis por aquilo que escolhemos fazer e também de suas consequências.

No cenário atual onde dependemos de agências para conseguirmos desempenhar nossas atividades como modelos, não nos coloca com o status de protagonistas.

Depender de um terceiro é deixar nas mãos dos outros o nosso futuro ou as possibilidades de crescimento.

Novamente, assim como os bancos, o papel das agências “sérias” são muito importantes. Quando escrevo “sérias” entre aspas é justamente por termos ainda que contar, muitas vezes, com a sorte na busca por uma agência.

Imagina se todas estivessem em um aplicativo como o iFood ou Airbnb onde todos recebem avaliações, aquelas famosas estrelinhas, quão mais fácil não seria?

Infelizmente ainda não chegamos lá, mas acredito que logo teremos uma ferramenta que venha para agregar ao mercado, transformando-o para melhor.
 
 

Aplicativos para Contratação de Modelos

 
aplicativos de modelos
 
Bom como o título do post dizia, existem hoje no mercado brasileiro e internacional, alguns aplicativos para modelos que se propõem a proporcionar mais autonomia para modelos escolherem e aceitarem propostas trabalho.

Através das análises que eu fiz, não encontrei em nenhum deles as funcionalidades que acredito poder atender e proporcionar o suporte completo como encontramos nas agências tradicionais atualmente.

Mas vale a pena testar e ir se familiarizando. Vamos ao primeiro:
 

#1 – Job For Model: É uma plataforma e também aplicativo onde você consegue criar um cadastro com suas informações de perfil e se candidatar a trabalhos.

As marcas postam propostas de trabalhos com cachê definidos pelo próprio cliente e você pode se candidatar se às condições do trabalho for condizente com o que você considera justo.

O principal ponto negativo é que os cachês são propostas que os clientes fazem sem parâmetros e, por isso, acabam sendo muito abaixo do mercado.

Além disso o foco principal parece ser na contratação de recepcionistas, o que acaba não pegando muito bem para quem quer focar mesmo em trabalhos de modelos com cachês e trabalhos bacanas.

 

#2 – It Model: É uma plataforma parecida com a Job For Models, porém ela trabalha com planos de assinatura, ou seja, se você deseja ter acesso a bons trabalhos, precisa se cadastrar e contratar um plano.

Sinceramente não contratei o serviço para poder falar sobre a qualidade de trabalhos e as funcionalidades disponíveis.

Acredito que, se você tiver uma grana sobrando vale a pena contratar e testar. Quem sabe ela não se aproxima daquilo que esperamos de um serviço completo de uma agência digital?

 

#3 – Swipecast: Esse aplicativo é o que mais me despertou interesse e transmitiu credibilidade.

Ele trabalha apenas com modelos que tenham um portfólio mais consolidado. Para todos aqueles que quiserem ingressar na ferramenta e trabalhar através dela é preciso preencher um cadastro e aguardar a aprovação do perfil.

Esse simples fato já elimina muitas pessoas, disponibilizando apenas modelos qualificados. Muito parecido com o que uma agência de modelos faz, só que digital.

Da mesma forma eles possuem o mesmo filtro de aprovação para empresas. O que significa também que encontraremos apenas marcas dispostas a pagar cachês de mercado para contratar modelos profissionais e com portfólio comprovado.
 
Infelizmente ela ainda não chegou no Brasil. Quem sabe logo ela não desembarca por terras tupiniquins e possa ser mais uma alternativa próspera.

 
 
Então é isso modelada!

Iremos trazer cada vez mais assuntos interessantes que possam agregar na sua carreira e na sua  busca por novas oportunidades.

Se você gostou, deixa um like aqui e nos deixe algum feedback comentando no post.

Valeu, um abração!

 
 
aplicativos para modelos

Everton Henke
Everton Henke
Olá, meu nome é Everton Henke, sou o idealizador do projeto Model To Model. Juntamente com outros modelos e profissionais da moda, percebemos que hoje, na internet, as informações sobre essa profissão são muito superficiais e carentes de conteúdo. Nossa missão é transmitir para vocês conhecimento sobre uma das áreas mais desejadas na atualidade. A Model To Model surge com um formato de comunicação simples e objetivo, como se fosse uma conversa de modelo para modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *